Nome dos médicos em plantão
Em decorrência dos escândalos que aconteceram e que continuam acontecendo em Sorocaba , sugiro ao vereador Fuad Isaac, como representante do legislativo local, como aos demais representantes do povo, ou pelo menos dizem ser, que façam publicar os nomes dos médicos, suas respectivas especialidades, bem como seus respectivos horários e locais de trabalho. O que acontece em Sorocaba, nessa área, não é previlégio só de lá. Itapetininga, pelas suas peculiaridades, é bem possível que, estejamos pior. Vereadores, vamos se mexer, e investigar isso?
Silas Vieira Almeida
Buracos da lua
Peço em nome dos moradores da Estância Conceição que seja dado atenção as ruas do nosso bairro, especialmente a rua Hermes Quarentei, que é a rua (se é que podemos chamar de rua) principal de entrada. Ela se encontra parecida com as crateras da lua. Por favor, mandem passar máquina e já que não vão nunca calçar, pelo menos jogar um cascalho ou algo que o valha. Nossos carros e pedestres agradecem a isso que seria obrigação da prefeitura. Esperamos soluções em breve.
Nota da redação: A prefeitura passou a máquina nesta quarta-feira, dia 3. No entanto, o solo não foi compactado com uma máquina apropriada e também não foi colocado casacalho, o que torna incompleto o serviço e torna o problema recorrente. Caso ocorra chuva nos próximos dias, o local se transformará num lamaçal. Além disso, com as constantes retiradas de terra, o nível da rua está ficando mais baixo, o que propicia o surgimento de verdadeiras canaletas de água da chuva.
José Eduardo Nascimento Bálsamo
Edifícios também envelhecem
A correta manutenção e conservação dos edifícios é um tema que, embora tenham transcorrido tantos anos de crescimento do setor de construção civil, ainda motiva discussões entre especialistas. Os condomínios têm uma característica diferente dos demais bens: são concebidos para que seus moradores os usufruam durante muito tempo. E, ao longo desse período, devem resistir aos desgastes do uso e da natureza; ao envelhecimento natural.
Desde a primeira previsão de despesas, faz-se necessário destinar uma verba para a conservação do imóvel, visando ao prolongamento da vida útil da edificação, assim como de seus bens comuns. É costume, inclusive, estabelecer o fundo de reserva na ordem de 5% do valor da parcela do condomínio para que, ao longo dos anos, ele possa ser utilizado na correção ou modernização de componentes e áreas. Estes bens, numa projeção em longo prazo, podem até superar o valor de custo da própria construção.
Com a finalidade de garantir a integridade do condomínio, o sistema de manutenção, além de adequado, precisa contar com muita organização. É fundamental manter-se uma pasta com o arquivamento de documentos e plantas do edifício, projetos e informações dos serviços já realizados, bem como seus custos, tempo de garantia ou de duração de cada ação.
Todo esse trabalho não só facilita como também mostra transparência na administração condominial. Mais do que isso, traz, como grande benefício uma vida longa para o imóvel. Quem agradece são os maiores interessados: os condôminos.
Gabriel Karpat
Banda Larga
O Plano Nacional de Banda Larga, do Ministério das Comunicações, surge com o propósito egrégio de democratizar o acesso à internet no Brasil. A ambição do projeto é atingir 40 milhões de residências em poucos anos, embora não acompanhe plenamente a velocidade com que as tecnologias de comunicação e informação se desenvolvem.
Edificaram-se os alicerces oficiais em maio de 2010 e pretende-se quadruplicar a parcela menos favorecida dos internautas de alta velocidade até 2014 com o investimento previsto de R$12,8 bilhões. O governo dispõe ainda da possibilidade – mas não certeza – de uso do bilionário Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicação.
O governo federal, deste modo, dá um tiro no pé porque as empresas privadas terão preços mais baixos que os que refletem os investimentos federais. Alguns estados, como Distrito Federal, Pará e São Paulo propõem-se a isentar de tributos (sobretudo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) os planos de banda larga a fim de torná-los mais acessíveis.
O Ministério das Comunicações definiu Nordeste e Sudeste como as regiões prioritárias para a canalização dos investimentos federais, enquanto os estados mais favorecidos são Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A função de Estado entra na equalização da balança. Quando as distorções se corrigem, a Máquina busca outros nós para desatar e engrenagens para lubrificar na sociedade brasileira.
O investimento em internet é sempre bem-vindo, porquanto este meio de comunicação propicia uma ferramenta de formação cívica e política melhor que a televisão. O acesso rápido a blogs (simplificação dos “web logs”), dicionários virtuais, foros de discussão, portais de notícias e redes sociais desanuvia um mundo mais diverso pelo clique que pela passividade telespectadora.
O discurso de inclusão social retorna ao mapa das desigualdades brasileiras com o bom augúrio do Plano Nacional de Banda Larga.
Bruno Peron
Usuários do transporte público reclamam de superlotação e horários espaçados
Nove meses após a implementação da tarifa zero em Itapetininga, usuários do transporte público têm enfrentado dificuldades com a superlotação e os horários espaçados dos ônibus. A gratuidade, embora vista...