A crise do cenário econômico mundial começa a preocupar os exportadores brasileiros de carne bovina. Nesta semana, a Austrália divulgou que suas vendas para a Rússia fecharam o mês de setembro com 4,46 mil toneladas de carne. Em maio esse número era de 17,28 mil toneladas. Especialistas alertam que se para os australianos a crise já começa a afetar, o Brasil também não deve escapar.
É que a Rússia é o maior importador da carne brasileira. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), as vendas para o mercado russo já acumularam US$1,05 bilhão entre janeiro e agosto deste ano.
No entanto, o país pode tirar uma vantagem nesse setor e sofrer menos queda que a Rússia. É que diante da crise o rublo – moeda russa – sofreu forte desvalorização enquanto o dólar australiano se fortaleceu. No caso brasileiro, o real também teve queda.
Ocorrências de fogo em mato cresceram 13% em um ano
Os registros de ocorrências de fogo em mato cresceram de 2021 para cá em Itapetininga. De janeiro a julho deste ano, o Corpo de Bombeiros de São Paulo registou na...