Giovani Hamada – Deixar o carro em marcha neutra na descida, a famosa “banguela”, ou trocar o combustível do álcool para a gasolina apenas quando o tanque estiver quase vazio, são alguns dos mitos que muitos motoristas acreditam ser verdade. A convite da Ford do Brasil, o Correio de Itapetininga visitou o Campo de Provas de Tatuí, durante o evento “Ford Open House”, onde engenheiros e supervisores da montadora mostraram como funcionam os testes de qualidade dos automóveis e esclareceram mitos e dúvidas de motoristas com dicas sobre direção econômica.
Sobre a crença de que é preciso esperar o tanque baixar o combustível para trocar de álcool para gasolina, ou vice-versa, Klaus Mello, gerente de engenharia de veículos da Ford, diz que tudo não passa de um mito. “Num carro flex isso não existe. Ele pode ser abastecido com álcool ou gasolina a qualquer momento e independentemente da quantia do combustível que estiver no tanque”, explica. Para ele, abastecer com etanol ou gasolina é uma escolha que deve ser feita quando o preço de um se torna mais vantajoso que o outro, mas ele diz que isso vai depender da preferência do motorista.
Astor Vieira, supervisor do laboratório de emissões de gases e teste de motores da Ford, disse que andar em ponto morto é uma bobagem. “É muito comum ver alguns motoristas colocarem o carro em ponto morto na descida. Mas isso não passa de bobagem e não é econômico. Se quiser economizar, deixe o carro engatado na quinta marcha, porque com o carro engatado, sem aceleração, a queima de combustível é cortada automaticamente”. Ele ainda ressalta que, no caso do motorista precisar fazer uma retomada, é muito mais rápido e seguro faze-la com o carro já engatado.
Na estrada, para economizar combustível, Vieira aconselha andar com os vidros fechados, pneus sempre calibrados e evitar acelerações bruscas. “Acelerar bruscamente, principalmente em ultrapassagens, exige a injeção de combustível”, diz.
Na área urbana, uma das dicas dadas pelo supervisor é evitar acelerações desnecessárias. “Quando o sinal estiver vermelho, não adianta acelerar para chegar próximo a ele e ter que parar. Se ver que o sinal fechou, tira o pé do acelerador e deixa o carro ir devagar. Vai economizar combustível e pastilha de freio”.
Direção segura
Marcelo, o piloto de testes da Ford em Tatuí, andou pelo percurso da pista de provas com a reportagem e deu dicas sobre direção segura e como enfrentar alguns obstáculos no dia-a-dia. Nas curvas, ele não aconselha frear em caso de perda de direção. “Você olha para onde quer ir e acelera. Se frear, o carro vai perder a direção de vez”.
No caso de pistas alagadas e enchentes: “engate na primeira e não tire o pé do acelerador. Se tirar o pé o motor vai puxar a água para trás (escapamento) e vai morrer. Mas se isso acontecer, tente tirar a vela para a água sair”.
No caso de estradas cheias de areia ou lama, ela também aconselha a manter uma aceleração constante, na primeira ou segunda marcha, e evitar freadas para o carro não deslizar.
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