Alberto Isaac – Primeira mulher brasileira a obter um brevê e também uma das pioneiras da aviação mundial, a nossa itapetiningana Anésia Pinheiro Machado, recebeu antes de sua morte, em Montreal, no Canadá, a medalha Edward Werner, a condecoração mais cobiçada pelos pilotos internacionais. A carreira de Anésia teve a “benção” do PAI da Aviação, Alberto Santos Dumont, que em 9 de setembro de 1922 lhe deu uma medalha de São Benedito – espécie de amuleto contra os acidentes aéreos – um dia depois de ela ter voado sozinha num monomotor de São Paulo ao Rio para comemorar o centenário da Independência do Brasil. Nessa época, o sonho de Anésia era vencer na vida pilotando aviões.
Sua paixão pela aviação aconteceu em setembro de 1920 quando um piloto norte-americano, Orton Hoove, visitava sua cidade, Itapetininga, e a convidou para dar um passeio em seu avião, cujo aeroporto era localizado onde hoje situa-se o SESI. Em março de 1921 ela voltou a voar, dessa vez com um piloto brasileiro, o capitão Busse, que a incentivou adotar a aviação como profissão. Dois dias depois, Busse sofreu um acidente aéreo e morreu. “Fui eu quem fechou seus olhos, e aquilo me deu força moral para voar” disse, na época, Anésia muito emocionada.
Foi então que ela deixou sua terra – Itapetininga – onde tinha imenso círculo de amizade e era considerada “moça avançada para o seu tempo”. Mudou-se para S. Paulo com o objetivo de tornar-se verdadeira aviadora. Nem tudo foi fácil, porém: a “maior dificuldade que encontrei foi o preconceito pelo fato de ser mulher, mas, se eu ficasse na minha cidade, o máximo que conseguiria era ser mulher do filho de açougueiro”, costumava brincar durante entrevistas que concedia a rádio e jornais.
Ela foi casada com o marechal – do – ar Antônio Appel Neto, falecido em 1970. Depois que deixou de pilotar, após muitos anos, Anésia não abandonou sua dedicação à aviação, sendo conselheira do Instituto de Cultura e História da Aeronáutica, ligado ao Ministério da Aeronáutica.
Antes de Anésia, somente 22 personalidades da aviação internacional receberam a medalha Edward Werner, condecoração criada em 1958 pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em homenagem ao primeiro presidente da entidade.
Entre os agraciados, o único brasileiro era até então Rubem Berta, presidente da Varig na década de 1960.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...