Fabrício Migues e Rafaela Borges
As montadoras costumam oferecer diversas versões e ampla lista de opcionais para seus carros. Mas as concessionárias não têm em estoque muitos deles. É o caso do Palio ELX superequipado, por exemplo, ou de versões mais básicas, sem ar-condicionado ou direção hidráulica. A reportagem consultou concessionárias de São Paulo e constatou que algumas configurações só existem por encomenda, com prazos de entrega que chegam a 90 dias. A prática é mais comum entre os distribuidores das quatro maiores fabricantes: Fiat, VW, Chevrolet e Ford. “Elas oferecem modelos em diversos segmentos, com muitos opcionais”, diz o consultor Arnaldo Brasil, da Prime Action. E fica complicado manter a produção de todos os catálogos de um único carro. Por isso, a prioridade é para os mais procurados, que têm ar-condicionado, direção hidráulica e conjunto elétrico.
Já as montadoras que se instalaram aqui há pouco tempo mantêm estoques de todas as versões da tabela. Seus carros já têm pacotes mais fechados, em alguns casos sem opcionais. “Isso simplifica a produção”, diz Arnaldo.
Das novas, o Peugeot 206 1.4 Sensation é um dos poucos com problema de entrega. Oferecido apenas pela internet – a partir de R$ 26.990 – o carro tem grande demanda para pouca produção. Segundo a fabricante, está complicado encomendá-lo. Mas se o cliente “der sorte” e conseguir comprá-lo na web, o prazo de entrega será de sete dias.
Mais vendidos também em falta
Há alguns casos em que os modelos não estão na concessionárias por serem um sucesso de vendas. Em todas as autorizadas consultadas não foi achada nenhuma unidade de Chevrolet Prisma e Corsa Sedan 1.4, além de Toyota Hilux e VW Polo.
Os dois sedãs da Chevrolet têm procura alta, afirmam os lojistas A versão foi confirmada pela montadora. O Corsa Sedan recebeu o motor 1.4 Econo.Flex em junho e a produção ainda está sendo acertada. Os lojistas não se arriscaram em divulgar um prazo de entrega. No caso do Prisma, lançado no final de 2006, a GM explica que não consegue adequar a produção à demanda. A espera, no entanto, baixou de 120 para 60 dias. Quem quiser ter uma picape Hilux pronta entrega pode desistir. Os concessionários explicaram que a lista de espera é de, no mínimo, um mês. E o que chega às lojas hoje já está vendido. A Toyota confirma que a picape está em falta no mercado. E o VW Polo, que recebeu a nova cara no final de 2006, tem fila de espera de até 40 dias.Já a Honda, depois de um ano de produção, conseguiu resolver o problema de entrega do Civic. Hoje são vendidas cerca de 4 mil unidades por mês e diversas versões do carro estão disponíveis para pronta entrega nas concessionárias consultadas. Quando há espera, ela não passa de uma semana.
Prefeitura assume Zona Azul que vai custar R$ 2,00
A Prefeitura vai assumir a operacionalização da Zona Azul em Itapetininga. O executivo publicou um decreto que dispõe sobre os locais, valores, período e isenções a serem aplicados ao estacionamento...