Redação – A partir do momento em que decide adquirir um carro, é importante saber que o veículo exige cuidados. A manutenção preventiva contribui para evitar futuros problemas e danos maiores ao seu automóvel. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa, ter que chamar um mecânico e depois desembolsar aquela grana.
Para evitar maiores problemas o técnico em automóveis, Luiz Ferreira, da Velmax, aconselha o condutor do veículo a olhar primeiramente o manual. “Ali existem muitas informações sobre o veículo que podem tirar muitas dúvidas”, diz.
Segundo ele, principalmente antes de viajar, é necessário fazer um check list (lista de verificação). “É bom sempre verificar o nível da água do radiador. Se possível pelo menos uma vez por semana, na parte da manhã, enquanto o carro ainda está frio. Outra recomendação é ficar atento com a quilometragem da troca do óleo do motor”, diz.
Ele fala que o correto é sempre trocar o filtro junto, uma vez que o filtro armazena cerca de 250 ml de óleo. “Então não adianta muita coisa trocar o óleo se o filtro ainda estiver sujo com óleo velho”, orienta.
Calibragem
Outra dica é manter os pneus sempre calibrados de acordo com a orientação do manual do carro. “Cada carro tem uma calibragem diferente. Isso varia conforme a suspensão”, comenta. Segundo Ferreira, também é preciso ficar atento ao peso do carro para calibrar os pneus.
Num carro como o Celta, por exemplo, a recomendação do fabricante é calibrar 27 na dianteira e traseira com o carro vazio. Já com o carro cheio, a orientação muda. O correto é calibrar 30 nos pneus dianteiros e 36 nos pneus traseiros.
“Mas isso vale com o carro cheio, quando a pessoa for viajar. Se chegar na cidade de destino e desocupar o porta-malas e não andar com tanto peso, o ideal é voltar a calibragem ao normal. Quando for voltar e carregar peso de novo, daí sim deve-se aumentar a calibragem.”, orienta. Também lembrando não esquecer de “calibrar o estepe”.
Ferreira diz que os pneus devem ser calibrados sempre frios. Uma vez que com o carro muito rodado o ar dentro do pneu esquenta e o ar se expande, dando a impressão errada da verdadeira calibragem. Lembrando que a cada 10 mil quilômetros orienta-se fazer o alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus.
O gerente de serviços da Velmax, Clóvis Antunes Vieira, também lembra que é necessário verificar o óleo de freio, suspensão e verificar o painel para ver se todas as luzes estão funcionando. “É bom sempre consultar o manual em caso de qualquer dúvida. Muitas vezes a resposta está ali. O proprietário também deve ler para saber o que está e o que não está na garantia”, comenta.
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