A co-produção brasileira 360, de Fernando Meirelles, junto com Grã Bretanha, Áustria e França, concorre ao prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Londres do Instituto Britânico de Filmes (BFI London Film Festival), anunciaram os organizadores na terça-feira.
O filme de Meirelles, que traz no elenco Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz, abre o evento junto com Fausto, do russo Alexander Sokurov, que ganhou o Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza.
O evento deste ano vai homenagear o diretor canadense David Cronenberg e o ator e diretor britânico Ralph Fiennes, disseram os organizadores.
Cronenberg fez filmes aclamados em uma série de gêneros, incluindo A Mosca,Mistérios e Paixões, Senhores do Crime eMarcas da Violência. Seu filme mais recente,A Dangerous Method, está incluído na lista de exibições do festival este ano.
Fiennes é um ator respeitado que ganhou aplausos por suas performances na telona em O Paciente Inglês, A Lista de Schindler eHarry Potter, na qual ele interpreta o Lorde Voldemort. Sua estreia como diretor foi emCoriolanus, que será exibido em noite de gala em Londres.
O Festival de Cinema vai de 12 a 27 de outubro.
O prêmio de melhor filme será anunciado em uma cerimônia de premiação em 26 de outubro, e estão na disputa:
* 360, Fernando Meirelles, Grã-Bretanha/Áustria/França/Brasil
* O Artista, Michel Hazanavicius, França
* The Deep Blue Sea, Terence Davies, Grã-Bretanha
* The Descendants, Alexander Payne, EUA
* Fausto, Alexander Sokurov, Rússia
* The Kid With a Bike, Luc & Jean-Pierre Dardenne, Bélgica/França/Itália
* Shame, Steve McQueen, Grã-Bretanha
* Trishna, Michael Winterbottom, Grã-Bretanha
* We Need to Talk About Kevin, Lynne Ramsay, Grã-Bretanha/EUA
Usuários do transporte público reclamam de superlotação e horários espaçados
Nove meses após a implementação da tarifa zero em Itapetininga, usuários do transporte público têm enfrentado dificuldades com a superlotação e os horários espaçados dos ônibus. A gratuidade, embora vista...