Quem precisou ir ao banco nesta quinta-feira, dia 29, encontrou todas as agências bancárias de Itapetininga fechadas. Os funcionários de bancos pedem reajuste salarial de 12,8% , mais segurança, plano de cargos e salários e o fim da rotatividade no emprego, do assédio moral e das metas abusivas entre outras exigências.
A funcionária pública Célia Souza contou que foi pega de surpresa. “Eu só vim depositar, se fosse pagar um boleto não sei como ia fazer”. No entanto, ela disse não ser a favor à greve. “Como população acho ruim, mas se eles acham que é o certo, então que lutem pelo direito deles. Não sou contras”, opinou.
O bancário Getúlio Arantes Galvão, que acompanhava a greve em Itapetininga, disse que até o momento a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não sinalizou uma proposta. “Eles chegaram a 8% mas não aceitamos. Eles exigem metas abusivas e o banco sempre anuncia lucros absurdos. Enquanto não houver uma contraproposta descente, não há previsão de voltar”.
O bancário Francisco Alves de Assunção disse que enquanto houver a greve, os clientes poderão usar os caixas eletrônicos para fazer as operações bancárias e disse que, mesmo em greve, um funcionário estará nos caixas eletrônicos para ajudar aposentados e pessoas com dúvidas.
Prefeitura gasta R$ 340 mil por mês em aluguéis de imóveis
Prefeitura gasta R$ 340 mil por mês em aluguéis de imóveis