Everton Dias – O hamster tornou-se um dos animais de estimação mais populares do mundo.Existem várias espécies e grande diversidade de formas e tamanhos à venda. Segundo José Carlos Junior, 22, dono de um petshop, o hamster sírio e o chinês são os mais vendidos. Ele afirma que a venda cresceu nos últimos meses. “A maioria é criança que vem com a mãe na loja”, afirma Junior. Ele explica que para comprar um hamster a pessoa tem que tomar alguns cuidados básicos. “Em primeiro lugar a higiene, tem que trocar a água e a serragem, que vai na gaiola ou no aquário, periodicamente”.
Pequeno e simpático, o hamster desperta o interesse das pessoas. “Assim como os outros animais de estimação, o hamster também é dócil e gosta de carinho”, explica Junior. Quanto ao espaço, Junior afirma que estes animais conseguem viver em gaiolas pequenas. “Mas eles precisam sair da gaiola às vezes e gostam de ter contato com as pessoas” afirma.
De acordo com Junior, a alimentação do hamster tem que ser variada. E as rações podem ser facilmente encontrada em lojas do ramo ou supermercados. Inclui também diversas sementes, tais como: milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol, abóbora e outros grãos secos. “Eles também precisam de água, é essencial”
Segundo especialistas na área, o hamster como todos os animais domésticos, podem também transmitir zoonoses, ou seja, doenças transmissíveis dos animais ao homem. Mas, se criados em ambiente limpo, longe de ratos e camundongos, oferecem mínimos riscos à saúde humana.
Cada Hamster custa em média 10 reais e vive de 3 a 5 anos. O nome Hamster, vem do alemão e significa “apropriar-se”. Refere-se ao hábito de armazenar alimentos em duas bolsas internas, que tem na região final da boca e pescoço. É nessas bolsas que ele esconde também os filhotes quando pressente perigo.
CUIDADOS
Antes de segurar seu hamster, lave sua mão com sabão neutro. Se sua mão tiver cheiro de comida, seu hamster pode mordê-lo acidentalmente, pois a visão deste roedor é muito ruim.
Segure-o em cima de uma mesa ou em locais baixos para que no caso de seu hamster cair não haja ferimentos.
Não o segure demais. Coloque-o na gaiola algum tempo depois, para que ele não fique irritado.
Solte-o em locais onde não existam riscos de choques elétricos, quedas, queimaduras, etc. Fique sempre vigiando o hamster para que ele não entre em locais inacessíveis, onde você não poderá pegá-lo depois.
Curiosidades
Você sabia que…
– Já existem coleiras especiais para hamster disponíveis no mercado?
– Os hamsters enxergam melhor em ambientes sem luz do que em ambientes com luz?
– Os hamsters ouvem sons extremamente baixos e notam cheiros muito distantes que os humanos não conseguem perceber?
– Os bigodes do hamster são órgãos sensitivos que sentem os obstáculos a frente do animal?
– Eles possuem cinco dedos nas patas traseiras e quatro nas patas dianteiras?
– Hamsters carregam forragem, comida e até mesmo seus filhotes em bolsas nas bochechas?
– Existem dezenas de espécies de hamsters, mas somente 4 são criadas em cativeiro (sírio, chinês, anão russo e roboroviski)?
– Em seu hábitat natural, eles vivem em locais semi-áridos (quase desertos) e constroem tocas bem organizadas com compartimento para dormir, guardar comida e cuidar dos filhotes?
– A raça de hamster winter-white (branco-invernal) é capaz de se camuflar no inverno? Seus pêlos ficam brancos. Em seu ambiente natural, os hamsters conseguem desse modo se disfarçar na neve desse modo, passando pelos predadores sem serem devorados.
– Os hamsters são utilizados em muitos laboratórios, onde são utilizados para pesquisar curas e vacinas para doenças? A importância científica dos hamsters é muito grande, pois eles se multiplicam rápido e têm grande semelhança com humanos.
Câmara vota aumento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários
A Câmara Municipal de Itapetininga votará, nesta segunda-feira, dia 02, um projeto de lei que trata do reajuste nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A votação acontece durante...