O trânsito de Itapetininga já registrou 108 acidentes e seis vítimas fatais até o mês de março deste ano. Se comparado com o número de acidentes do ano passado, que registrou 486 ocorrências nos 12 meses de 2009, na média, os três primeiros meses de 2010 registraram uma queda de 10,37%. Os dados, enviados através da assessoria de imprensa da Prefeitura, são da Delegacia Seccional de Polícia de Itapetininga.
Em 2009, os 486 acidentes nas ruas e estradas da cidade resultou em 19 mortes. Embora o número de ocorrências tenha subido ligeiramente (2,96%) em relação ao ano de 2008, quando foram registrados 472 acidentes, o número de mortes se manteve praticamente igual, já que naquele ano foram registrados 20 óbitos.
Entretanto, se comparado ao ano de 2007, quando foram registrados 611 acidentes e 22 vítimas fatais, houve uma queda acentuada no número de ocorrências na cidade.
A queda no número de acidentes dos dois últimos anos em Itapetininga em relação a 2007, embora ainda não exista estudos que comprovem, coincidem com o início da Lei Seca, que entrou em vigor em julho de 2008.
Para Mariana Carriel Salles, a lei tem contribuído com a diminuição dos acidentes do trânsito. “Trabalho numa lanchonete e vejo que as pessoas pensam mais antes de beber e sair dirigindo. Embora o medo dos motoristas em relação a Lei Seca tenha diminuído, alguns ainda respeitam”, comenta.
Em 2008, segundo o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), 7.404 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, o que dá uma média de 18 óbitos por cada 100 mil habitantes. Em 2007 a média era de 18,3, o que, para o Sead, na significa que a Lei Seca tenha tido o seu efeito esperado em todo o Estado.
Para a prefeitura, embora a cidade tenha uma frota de mais de 61.000 veículos, com uma média de um veículo para cada 2,3 habitantes, as mudanças no trânsito e investimento na educação de crianças, seja no interior do carro, na garupa da moto ou até mesmo como pedestre, também têm contribuído para o resultado.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...