Ana Laura Holtz – O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas as roupas quentes e pesadas já desfilam pelas ruas. Cores, tecidos e modelos são lançados todo ano, mas a lã e o tricô nunca saem de moda. Os acessórios também continuam em evidências: cachecóis, xales, ponchos, toucas e luvas fazem uma ótima parceria com a roupa. O resultado é um visual moderno para diversas ocasiões.
Márcia Monteiro, gerente de uma loja de confecções de Itapetininga fala que o tricô é mais vendido que a lã por ser mais barato. “Temos cacharrel a partir de R$ 19,90″, conta. Ela explica que também tem roupas de lã, mas com um preço mais alto. Segundo ela, a opção de modelos é muito grande: blusas com gola alta ou careca, casacos, blusas compridas, com zíper e com capuz. “A blusa mais comprida, com faixa para marcar a cintura está super em alta e será muito usada no inverno.”
As roupas de tricô e lã são em todas as cores, mas de acordo com a gerente, vermelho, cinza, cru e verde são as que mais vendem. “O branco nunca falta e o preto vende muito.” Ela ensina que o tricô pode ser usado com jeans, que combina bem. “Os casacos abertos podem ser usados com vestidos. O sobretudo é uma peça mais fina e a gola grande é muito chique.” O que não pode ficar de fora do modelo de inverno é o cachecol, peça imprescindível para compor o visual do inverno.
Cuidados com o tricô
Quando precisar limpar, lave à mão e com sabão neutro. Malhas 100% acrílicas não podem ser lavadas na água quente, pois encolhem. Na dúvida sobre a composição, use água fria. Deixe secar em superfície plana na sombra e não torça ou pendure para não deformar. A maioria das peças de tricô não precisa ser passada. Se estiver muito amassada, deixe que o vapor do ferro vá umedecendo o tecido, pressionando-o com a mão. Não deixe o ferro encostar-se à roupa, pois a chance de queimar é grande. Para retirar bolinhas nas regiões de atrito, passe gilete levemente sobre o tecido. Guarde as peças sempre dobradas. Nunca as pendure para não ficarem espichadas e com os ombros deformados.
Cuidados com a lã
Para lavar, deixe de molho em água e sabão de côco. Não esfregue, apenas vá espremendo com as mãos muito delicadamente. Se necessário repita todo o processo, mas antes troque a água suja por uma água limpa. Não esqueça o sabão de côco. Deixe-a de molho com um pouco de amaciante e enxágüe bem. Se a malha for branca, na última água de enxágüe adicionar uma colher de chá de água oxigenada 30 volumes. Não a pendure no varal, pois o peso da linha ou lã molhada pode deformá-la. Não é necessário passar a ferro.
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...