Equipe AE – Para dar personalidade marcante a um ambiente tão íntimo, o design arrojado é a tendência das fabricantes de louças sanitárias. Assim como o objetivo de oferecer uma tecnologia ecologicamente correta para a economia de água. A Roca, por exemplo, criou um banheiro que refletisse as últimas tendências em decoração, mas sem esquecer o aspecto mais prático. As peças – cuba, bidê e bacia – são formalmente simples e limpas.
As bacias sanitárias da Roca possuem um sistema de acionamento de 3 e 6 litros. De acordo com a empresa, o uso adequado da descarga pode proporcionar uma economia de água de até 60% em uma casa com quatro pessoas, que efetuam uma média de 16 descargas por dia.
SIFÃO
A linha Stylus Excellence da Celite traz como principal inovação um sistema de sifonagem. O Sifão Evolution está presente na bacia com caixa e na bacia com caixa handicapped (para pessoas com necessidades especiais) e possui 60 mm de diâmetro, o que representa, segundo o fabricante, 22 mm a mais do que o exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também foram desenvolvidos um novo sistema hidráulico interno das peças e um mecanismo de descarga.
A linha Eros da Incepa é composta de lavatório com coluna, lavatório com coluna suspensa em louça, cuba de sobrepor, cuba de apoio com coluna em metal e tampo de vidro com toalheiro, bacia convencional, bacia com caixa acoplada e bidê de três furos. Os produtos podem ser encontrados nas cores branca, cinza-platina e biscuit.
ERGONÔMICO
Com design diferenciado, a Deca lança a Bacia Cubo. A peça, com 42 cm de altura, apresenta um desenho com a forma quadrada, desenvolvida por meio de estudos ergonômicos. A empresa garante que o produto é muito confortável ao uso.
Outra novidade da Deca, da Linha Century, é a bacia one piece. Como o próprio nome diz, esta bacia traz a caixa acoplada em uma única peça. O sifão esmaltado propicia alto desempenho na sifonagem por não oferecer atrito, fazendo com que o escoamento do dejeto seja feito de maneira mais rápida. A peça possui ainda uma forma mais alongada e é acompanhada de assento.
Com caixa acoplada, a Bacia Studio, também da Deca, alia linhas retas com formas arredondadas. O sifão oculto facilita a limpeza Já a Bacia da Linha Ômega, da mesma marca, apresenta uma altura um pouco acima da média, de 43 cm.
Modelos para portadores de necessidades especiais
A questão da acessibilidade também é uma preocupação em se tratando de louças sanitárias. A linha Conforto da Deca foi pensada para reunir características técnicas e estéticas que integrem o produto a qualquer ambiente, seja um hospital ou uma residência, e podem ser utilizados tanto por pessoas desabilitadas temporariamente quanto definitivamente. A bacia, cuja altura é de 44 cm, possui abertura frontal, assim como o assento (altura de 2 cm). Há também um assento com abertura frontal e altura de 9 cm para instalação em bacias convencionais. A linha ainda compreende barras articuladas, barras de apoio e assentos para banho.
A Icasa lançou na Feicon 2007 sua primeira bacia convencional indicada para portadores de necessidades especiais, a Luna Medic Fabricada em polipropileno mais espesso que os assentos normais a peça tem em sua composição o Duraguard, um bactericida que fornece proteção contra fungos e bactérias, além de possuir fixadores de aço inox.
Estão disponíveis no mercado apenas peças brancas, nas dimensões 54 cm de comprimento, 38 cm de largura e 43,5 cm de altura. A bacia faz conjunto com o lavatório de 55X48 cm e a coluna suspensa.
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...