O próprio argumento de que o Fiat Siena Sporting é uma opção interessante por ser bem equipado de fábrica já entrega: apesar da cara invocada, de esportivo ele não tem muita coisa. Com tabela de R$ 46.610, custa R$ 6.380 a mais que a versão Essence, na qual se baseia. O motor é o mesmo 1.6 16V flexível de até 117 cv (a versão com câmbio automatizado é tabelada a R$ 48.980).
Ante a opção de base o Siena Sporting traz a mais ar-condicionado, rodas de liga leve, defletor na tampa do porta-malas, suspensão com acerto mais firme e 5 mm mais baixa e diferencial do câmbio manual encurtado. Isso o tornou 0,1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (9,4 segundos, ante os 9,5 segundos do Essence). Não houve mudanças na velocidade máxima, que é de 191 km/h. Os dados são com apenas etanol no tanque e foram divulgados pela fabricante.
Os demais itens de série são comuns à versão “normal”, como direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, além de desembaçador do vidro traseiro, entre outros.
Olhando com cuidado, a explicação para o incremento no valor está em alguns detalhes estéticos que não fazem diferença no desempenho. Os faróis têm máscara negra, a grade dianteira e a capa dos retrovisores trazem detalhes em cinza e há faixas laterais alusivas à versão.
A maior mudança foi feita na suspensão, que recebeu novos amortecedores e molas e deixou o sedã um pouco mais firme. Essa era uma deficiência crônica do carro. Ajudou, mas não resolveu, pois o Siena ainda inclina bastante em curvas e está longe de oferecer desempenho esportivo.
O bom destaque é o motor E.torQ, que lhe confere bom desempenho – suficiente para superar rivais de classe, como Peugeot 207 Passion e Volkswagen Voyage, em comparativo feito pela reportagem entre as versões com câmbio automático e automatizado. Também não chega a ser esportivo, mas é o que mais se aproxima disso. Outro ponto positivo é o porta-malas do Siena, que tem a generosa capacidade de 500 litros.
Prós e contras
Positivo: Motor. Embora não chegue a ser esportivo, 1.6 16V flexível de até 117 cv ajuda a dar alguma emoção. Suspensão também melhorou.
Negativo: Preço. Os R$ 6.380 acima da tabela do Essence dão direito itens de aparência e ar-condicionado. No mais, tudo é igual à outra versão.
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