Gostaria de saber se vocês têm conhecimento dos cortes de árvores desenfreados em nossa cidade Itapetininga? Estão cortando as varias árvores da avenida Dr. Lobato. Se a desculpa da Prefeitura for porque elas prejudicam o asfalto, acho que a nossa cidade infelizmente está indo na contra mão das propostas ambientais. Hoje, o mundo inteiro está preocupado com o aquecimento global e consequentemente em plantar árvores e não derrubá-las. Uma árvore grande corresponde a quatro aparelhos de ar condicionado. Veja a economia de energia!
Gosto muito de andar a pé, só que as sombras das árvores estão diminuindo e o calor aumentando. Vocês já fizeram alguma reportagem sobre esse assunto? Não é de hoje que assistimos os cortes de árvores e no local fica o toco o que junta cupim, juntando lixo e estragando a paisagem urbana. O corte de árvores em nossa cidade, infelizmente, é uma marca da atual administração Municipal.
Regina Celia
Jardim Italia
Resposta
O Correio tratou o assunto na edição 311, com a reportagem “Moradores protestam contra poda de árvores para revitalização”. A Prefeitura de Itapetininga, em resposta, informou que a avenida será revitalizada com a recuperação das vias, a construção de um novo canteiro central e o plantio de 100 novas árvores no local. Para cada árvore retirada, a prefeitura prometeu plantar outras 25 em local a ser determinado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
(Condema)
Contribuição
Abuso de poder, falta de ética e decência, negando o direito inalienável do cidadão (trabalhador) junto a sociedade. Será esta a função do Sindicato dos Comerciários de Itapetininga, Tatuí e Região? Solicitei ao Sindicato dos Comerciários o cancelamento das contribuições mensais e fui atendido por uma advogada, que me tratou com desdém e falou que só cancelaria a contribuição em novembro de 2011, período de convenção do sindicato. Uma vez que está não procede decidi enviar uma carta com AR no dia 9 de maio de 2011 para obter o cancelamento da contribuição, a qual foi recusada o recebimento e devolvida pelo correio. Fiquei perplexo com a atitude desse sindicato. Que direito eles têm com a negação de tal pedido? Será que este sindicato esta acima da lei e dos direitos do cidadão? Será que este sindicato não tem competência para tal fato não chegasse a esse ponto? Só quero cancelar a contribuição.
José Inocêncio Del Antonio Sampaio
Dificuldade
Está cada vez mais difícil ser pedestre em nossa cidade. O desrespeito com o cidadão é imensurável. Os veículos não respeitam a sinalização, não param nas placas nem nos sinais. Isso sem falar dos táxis de lotação que dão a impressão que “vão tirar o pai da forca”, como diziam os antigos. As mudanças nas mãos das ruas parecem que não foram bem estudadas, são várias ruas para um lado e poucas para outro. O centro da cidade se aproxima de um labirinto louco. Os pedestres ficam perdidos nesse mar de confusões. Fomos informados pela imprensa que nem as câmeras de segurança que a prefeitura comprou estão funcionando. Acredito que os poderes públicos deveriam repensar o trânsito e o tráfego de Itapetininga, para que aqueles que andam a pé possam ter um pouco de tranquilidade em seu dia-a-dia.
Wagner Carvalho
Jardim Athenas do Sul
Preços dos combustíveis
A guerra entre os postos de combustíveis em Itapetininga está impressionante. Nesta semana encontramos preços para o etanol tão distantes entre alguns estabelecimentos, que até parecem produtos diferentes. Tem postos vendendo esse combustível com preços desde R$ 1,47 até R$ 2,50. Não sei como isso acontece, mas acabamos utilizando os mais baratos, mesmo sem ter plena confiança na mercadoria. Em princípio, nós consumidores ganhamos com essa disputa, o que não sabemos é o que está acontecendo com os motores de nossos veículos. Basta ter fé.
Cristiane Garcia
Centro
Código Florestal
A discussão em Brasília sobre a reforma do Código Florestal deveria ter a participação de todos os municípios. Brasília discute um problema que irá afetar a qualidade de vida de todos que moram nas cidades. Parece que os cidadãos não são chamados para definir o que é o melhor para o nosso país. Por isso que tudo parece dar errado. Falta iniciativa.
Renato Ferreira
Vila Barth
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...