O poeta itapetiningano Benedito Madaleno Mendes (integrante da equipe do Correio de Itapetininga) foi o grande vencedor, na categoria adulto, do 17º Prêmio Moutonnée de Poesia, promovido pela cidade de Salto. É o segundo ano consecutivo que o poeta tem um trabalho premiado no evento, que reúne participantes de várias cidades de São Paulo e até de Estados vizinhos. Neste ano, Mada, como o poeta é conhecido pelos amigos do jornal, venceu com o poema “UMA CASA”, recebendo das mãos do Prefeito da Estância Turística de Salto, Geraldo Garcia, certificado, troféu esculpido em granito róseo, similar a Rocha Moutonnée, criado e confeccionado por Célia Trettel, além do prêmio em dinheiro.
“É sempre uma emoção muito grande, como se fosse a primeira vez”, afirmou o poeta, que é casado com a escritora e jornalista Mariana Riedel. Ele lembra que chegou a cogitar não comparecer à premiação, ocorrida no último dia 10, pois acreditava que não ganharia de novo. “Vencer outra vez era acreditar que alguém “lá em cima” estava me protegendo”, disse o poeta.
E realmente alguém lá em cima – e certamente muitos aqui na Terra – gostam de Madaleno. Segundo suas próprias palavras, “Deus, sem querer, olhou para mim naquele dia. Deu tudo certo demais!”. O poeta lembrou ainda que ficou emocionado com o prêmio. “Demorei alguns segundos, que pareceram eternos, pra me levantar da cadeira”, afirmou Madaleno, que subiu ao palco com o coração “rufando” e chorou.
Outros participantes
A segunda colocação no concurso ficou para o poeta de Ourinhos, Itamar Rabelo de Souza que com o poema “AS MOÇAS, NA VARANDA, BORDAM” recebeu certificado, troféu e R$ 1.000,00; a poesia “FOTOGRAFIA” de Soely Regina da Silva Camargo Manoel (Itápolis) foi a terceira colocada recebendo um prêmio de R$ 500,00; seguida da poesia “IN NOMINI” de autoria de João Ricardo Terra (Igarapava), em quarto lugar; e Ivana Maria França de Negri (Piracicaba), com o poema “INSÔNIA” em quinto lugar.
Emprego formal cresce 20,7% em Itapetininga
Itapetininga registrou um aumento de 20,7% no número de trabalhadores com carteira assinada entre 2020 e 2024, passando de 34.663 para 41.868, de acordo com o Ministério do Trabalho e...