O aumento do IPI para os carros importados, colocado em vigor na última sexta-feira é uma faca de dois gumes. Se, por um lado, tende a proteger as indústrias daqui contras a concorrência estrangeira, também cria arestas para o automóvel brasileiro nos mercados internacionais. Soa, inclusive, como barreira fiscal que, sem qualquer dúvida, deverá ser questionada na Organização Mundial do Comércio.
Pesquisas recentes vêm demonstrando que o veículo produzido no Brasil é muito caro. Seu preço chega a ser o dobro do praticado para a mesma marca e modelo no México, Estados Unidos e em outras partes do mundo. Além dos impostos também há a lucratividade excessiva proporcionada pelo mercado que, movido a crédito, paga os altos preços estabelecidos pelas montadoras.
Quando, em vez de resolver seu problema interno, o Brasil dificulta a entrada do produtor externo, fatalmente esta fechando portas para o produto brasileiro nos mercados internacionais. Pode até afugentar o investimento de capitais internacionais por falta de segurança jurídica e de regularidade nas regras do jogo. Um retrocesso…
Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves
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