A busca por aliança tem objetivo: aumentar o tempo na TV; caso se confirme o arranjo político, Ramalho terá 80% do tempo
Orestes Carossi Filho – O pré-candidato à prefeitura de Itapetininga, prefeito Roberto Ramalho (PMDB), prepara uma aliança ampla que agrupa partidos da direita até a esquerda do espectro político da cidade. A reportagem apurou que desde o DEM (antigo PFL) até o PT são apoiadores da reeleição do prefeito. A reportagem apurou que 16 partidos estão propensos a fechar a acordo com o prefeito. São DEM, PC do B, PDT, PP, PPS, PRP, PSB, PSC, PSDC, PSL, PT, PTB e PTC. Além, é claro, do PMDB, que ocupa a presidência do partido. O PMN e o PRB são ligados ao ex-prefeito José Carlos Tardelli que também acena com o apoio a Ramalho.
Com número baixo de cargos de confiança para barganhar (40 no total), Ramalho atrai os políticos depois da crise no Legislativo que resultou na cassação de seis vereadores ligados à oposição do governo municipal e que tinham ligação estreita com o ex-prefeito Ricardo Barbará. Uma fonte do governo trabalha com a hipótese de baixa de algum partido, mas avalia que a eleição será polarizada entre os dois candidatos desde o início da campanha.
Ramalho irá contar com um batalhão de 120 candidatos a vereadores dispostos a defendê-lo para a reeleição. Para fixar seu nome junto ao eleitorado, a administração municipal tenta atrair o apoio dos pré-candidatos ao Legislativo com as realizações de seu governo e seu suposto favoritismo.
Tempo na TV
A busca por aliança tem outro objetivo: aumentar o tempo do candidato no horário eleitoral da TV e rádio. Caso se confirme a aliança, Ramalho terá quase 80% do tempo disponível. O tempo na TV é dividido conforme a proporção da representação política da legenda no Congresso Nacional. Quanto maior o número de deputados, maior é a inserção na televisão e rádio.
Além do PMDB, segunda maior bancada do Congresso Nacional, o atual prefeito conta com o apoio do PT que possui o maior número de deputados e o DEM que conta com o terceiro grupo partidário mais forte. O PSDB de Barbará tem a quarta bancada de deputados federais.
PT
João Ribeiro
Presidente do partido
PSDC
Adilson Silveira
Participa da ONG
Planeta Azul
PMDB
Messias Ferreira Lúcio
Chefe de Gabinete
responsável pela articulação política de Roberto Ramalho
PSB
Geraldo Macedo
Presidente da Câmara
Somente com a economia
no Legislativo devolverá
cerca de R$ 3 milhões
DEM (antigo PFL)
Hiram Ayres Monteiro Júnior
Derrubou Francisco
Janez da presidência. O DEM
possui um dos maiores
tempo na TV
PPS
Vereador Jair Sene
Vereador que deixou a oposição
e engrossou as fileiras de apoio
ao governo. O vereador Danilo Silva disse que espera a definição de nomes
PSL
Adilson Ramos
Vereador suplente e servidor
público de carreira fechará
também apoio a Ramalho
PDT
Renato Andrade
É presidente do partido, também apóia o governo e a reeleição de Ramalho
PRB
Maria do Máximo
É ex-vereadora. Tem a influência do ex-prefeito Tardelli que está em 2º lugar nas pesquisas
PC do B
Ronaldo Silva
É presidente da legenda
Provável apoio
PSC
Dr. Marcos Cunha
Mesmo com expressão eleitoral para disputar o cargo de prefeito, deverá ser o vice de Ramalho
PTB
Eduardo Tsukamoto
é o presidente da legenda
Omar Ozi é forte integrante do partido
PP
Antônio Pereira Inácio
tem ligação com o ex-vereador Omar Ozi
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...