Carlos Guimarães – São Paulo, 11 (AE) – No ano em que a indústria automobilística nacional deve bater recordes de vendas, eis o primeiro lançamento importante: o sedã Logan, da Renault, que chega por a partir de R$ 27.990 na versão 1.0 16V e com garantia total de três anos ou 100 mil quilômetros. Trata-se do terceiro de seis modelos que a marca lançará no País até 2009. O próximo será sua versão hatch – ainda não se sabe quais serão os dois restantes, talvez uma perua e uma picape leve. O que está acertado é que a Renault está disposta a entrar na briga com Fiat, GM, Volks e Ford os primeiros lugares nas vendas do segmento de sedãs compactos. Tanto que anuncia que sua produção anual em São José dos Pinhais (PR) deve passar de 78 mil em 2006 para 170 mil unidades em 2008, o que significa mais do que dobrar o total produzido.
O bom espaço interno, o prometido baixo custo de manutenção e a robustez são os três principais pontos que a marca destaca no carro. De fato, apesar de ser compacto, com 4,25 metros de comprimento, o Logan tem 2,63 metros de entreeixos, o que é 1,6 centímetro maior do que de um Astra e 3 cm mais largo do que um Corolla.
Também não falta espaço no porta-malas de 510 litros, o maior da categoria. O acabamento tem a mesma qualidade de plásticos utilizada no Clio europeu, garante a Renault. O que poderia ser melhor é a posição dos botões dos vidros, que ficam no painel central, abaixo do aparelho de som.
A versão 1.0 básica, como a avaliada, deve representar 75% das vendas do sedã e já vem com pneus 185/70R 14, pára-choques pintados na cor do carro e quatro cintos de segurança de três pontos entre os itens de série. O motor 1.0 16V é o mesmo do Clio, mas o câmbio de seis marchas e o diferencial tiveram as relações encurtadas para dar mais agilidade ao carro, que é 100 kg mais pesado do que o sedã do Clio.
Em movimento o Logan nacional vai bem, com destaque para o bom ajuste da suspensão, que absorve as irregularidades do piso de forma bastante eficiente. O isolamento acústico e a grande área envidraçada também agradaram.
Em 5ª marcha, a cerca de 100 km/h motor gira a cerca de 3.500 rpm, números bons para um veículo com motor 1.0. O principal ponto negativo fica por conta das retomadas de aceleração, um tanto lentas.
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