Desde o dia 25 de maio, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo abriu inscrições para universitários interessados em participar do Programa Jovens Acolhedores, destinado ao acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde. No total, estão sendo oferecidas 692 vagas para estudantes de quaisquer áreas.
Como funciona
Os universitários trabalharão em hospitais e centros de saúde estaduais, realizando o primeiro contato com o paciente e seus familiares, prestando orientação e encaminhamento adequado.
Pelo trabalho desenvolvido, terão direito a recebimento de bolsa integral para o custeio dos estudos: a Secretaria arcará, mensalmente, com a importância de R$ 350, por aluno, e o restante ficará a cargo da instituição de ensino parceira.
Para participar é preciso ser estudante de uma das instituições de ensino que aceitaram fazer parte do projeto, cursar do primeiro ao penúltimo ano universitário e possuir disponibilidade de 20 horas semanais (de segunda a sexta-feira/períodos da manhã e da tarde). Não é necessário cursar Medicina ou área específica de Saúde.
Serão valorizadas as seguintes características pessoais: capacidade para trabalho em equipe, desembaraço no trato com o público, iniciativa na solução de problemas (dinamismo) e postura profissional.
Inscrições
Os interessados devem inscrever-se, até 6 de junho, por meio do site www.saude.sp.gov.br (link “Jovens Acolhedores”). Na inscrição, o aluno escolherá a unidade que deseja trabalhar sem a necessidade de ser aquela onde mora. O contrato será de um ano. A seleção dos candidatos será realizada por sorteio eletrônico.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...