Os vereadores de Itapetininga continuam divididos no segundo turno da eleição presidencial. Mas o PMDB de Itapetininga começa a formalizar o apoio integral para Dilma Rousseff (PT). Já o DEM local, liderado por Hiram Ayres, agita a campanha para o ex-governador José Serra (PSDB). Faltam 10 dias para eleições do segundo turno. Em Itapetininga, 99 mil eleitores estão cadastrados para votar.
O vereador Marcos Nanini (PMDB) disse que Dilma irá continuar os investimentos federais feitos por Lula. “ Ele reclamou que o PSDB abandonou o Hospital Regional. “Itapetininga perdeu 16 anos com o PSDB.” Em sua opinião, caso Serra ganhe as eleições, o projeto que irá retirar a linha férrea do centro da cidade não sairá do papel.
Nanini lembrou que o governo Lula foi o único, após décadas a investir na cidade, como a implantação do Instituto Federal de Tecnologia, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e das construções de casas populares. “Serra prefere investir em Tatuí. Serra negou conceder isenções para fábrica de chocolates Copenhague se instalar em Itapetininga, mas deu para a fábrica de vidros ir para Tatuí. Por isso, eu voto Dilma.”
O vereador Fuad Isaac (PT) disse que a campanha do PSDB engana os católicos e evangélicos. “O PSDB utiliza da fé e da boa intenção para enganar os eleitores na hora do voto.” Fuad reclama que não há discussão de projetos para educação, saúde e emprego. “Eles criaram temas religiosos para sustentar a campanha. Mas ao mesmo tempo Serra engana os católicos ao esconder que regularizou o aborto.”
Fuad acrescenta que o Jornal Folha de São Paulo publicou, no dia 17 de outubro, que a esposa do candidato tucano, Mônica Serra, teria feito aborto na década de 70, conforme relato de ex-alunas de seu curso de Dança na Unicamp, em 1992. Fuad pergunta: “Os católicos sabem disso? Os evangélicos, que mudaram na última hora o voto no 1º turno, sabem realmente quem é o Serra e o que ele pensa e faz?”
Experiência
Os vereadores Hiram Ayres Monteiro Júnior (DEM) e Antônio Marcos Polyceno (PR) torcem por uma vitória tucana. Hiran acredita que Serra é mais experiente que Dilma. “Primeiro acredito que Serra é mais preparado. Foi testado e aprovado. Segundo, Serra é paulista. Ele será importante para São Paulo. Em terceiro, o ex-governador faz parte do meu grupo político.”
Hiram conta que a eleição de Serra será benéfica para Itapetininga. Disse que possui acesso ao ex-governador José Serra. “Temos mais facilidade para conversar.” Ele espera que a eleição de Serra traga para Itapetininga uma universidade pública e novos investimentos em estradas. “Vamos buscar apoio para o desenvolvimento.”
Já o radialista Antonio Marcos Polyceno também concorda com a avaliação de Hiram. “Ele (Serra) já ocupou cargos de governador e prefeito.” Ele lembrou que a eleição de Alckmin também pelo PSDB irá facilitar a vinda de recursos para Itapetininga. “Poderemos pleitear novas obras.”
Há maior chance, conforme Polyceno, de virem obras caso Serra ganhe as eleições. Polyceno disse, no entanto, que não faz campanha e que somente declara o seu voto no segundo turno. “Não estou pedindo votos. Não estou em campanha”, finaliza o vereador.
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...