A partir deste final de semana, o Sesi Itapetininga abre a exposição Fachadas do Abandono, de Antonio Ramirez Lopez. A mostra apresenta a degradação de casarões e sobrados paulistanos construídos entre o final do séc. XIX e início do séc. XX. As imagens poderão ser vistas pelo público até o dia 15, de terça-feira a domingo.
Para Lopez, as imagens são uma denúncia a má conservação de edifícios antigos e históricos, caracterizada pelo descaso e pela ausência de medidas eficazes para a preservação desses patrimônios culturais. “Esse trabalho é uma crítica ao abandono das construções que representam o pensamento estético e artístico da sociedade”, afirma o artista.
Além de documentar a falta de cuidado com edificações que participaram da formação da sociedade paulistana, a mostra tem a intenção de provocar o público a refletir sobre a necessidade de proteger, preservar e manter para as futuras gerações esses patrimônios. “Essas edificações representam as memórias e a herança cultural de importantes períodos históricos”, completa Lopez.
Sobre o fotógrafo
O paulistano Antonio Ramirez Lopes começou a fotografar em 2004 e o que era apenas um hobbie durante as viagens de férias ou reuniões familiares se transformou em interesse pela arte da fotografia, não somente pelas técnicas, mas, principalmente, pelos encantos estéticos da imagem revelada.
Embora de temática eclética, seu trabalho enfatiza imagens aparentemente simples do cotidiano, porém de rara beleza.
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...