Rafaela Borges/AE – O visualmente renovado Fiat Siena 2008 chegou “botando banca” e chamando atenção nas ruas. Pela primeira vez, o sedã tem personalidade própria . E sua versão ELX 1.4 enfrenta o Chevrolet Corsa com o motor de mesma cilindrada, que chegou à linha em junho.
Escolhemos a versão topo do Corsa, Premium, cujo preço parte de R$ 36.885, para brigar com o novo Siena, a partir de R$ 36.600. Apesar da leve desvantagem no preço, o Chevrolet vem muito mais equipado. E este é um dos motivos pelos quais venceu o rival. Outro ponto positivo é que, para os que não querem muitos itens, há a opção de entrada, Maxx, a partir de R$ 33.786. O Fiat não tem versão mais barata com motor 1.4.
O outro fator que decidiu a luta a favor do Corsa é seu motor, que com álcool rende 105 cavalos. Este é o 1.4 mais potente do mercado. Diante dos 86 cv do Siena – que ganhou 5 cv extras na nova “geração” -, se sai bem melhor em ciclo rodoviário. O propulsor sofre menos que o do Fiat para manter 120 km/h constantes.
Além disso, o Corsa atinge maior velocidade final, 180 km/h (com álcool), ante 167 km/h do Siena com o combustível vegetal. Os números foram divulgados pelas respectivas fabricantes. Só que na cidade a vantagem não se repete e o desempenho do Siena fica próximo ao do Corsa. Explica-se: apesar de o Chevrolet ter maior potência e de seu torque, também superior, ser alcançado a 2.800 rpm – 3.500 rpm no Siena -, as relações de marcha do sedã da Fiat são mais curtas.
Isso contribui para compensar as desvantagens numéricas do motor do Siena quando se pisa fundo no acelerador. Com álcool, o Fiat vai de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e o Corsa precisa de 12,2 segundos. As relações de marcha curtas também ajudam o sedã renovado nas retomadas.
CONFORTO
O câmbio é um dos maiores problemas dos dois compactos. O do Siena é “mole” demais e tem engates imprecisos, tanto quanto os do Corsa. No Chevrolet, às vezes é preciso paciência para engatar as duas primeiras marchas.
A regulagem da suspensão do Siena é mais voltada para o conforto e promove menor transmissão das imperfeições do solo para a cabine. Em contrapartida, a carroceria do carro da Fiat oscila bastante em alta velocidade, diferentemente da do Corsa, que por sua vez é mais firme nas curvas.
Até por isso, embora esportividade não combine com os sedãs compactos, o Corsa tem uma “pegada” mais excitante que a do Siena. Sua posição de dirigir e seu comportamento dinâmico contribuem para essa sensação.Outra vantagem do Chevrolet está no espaço para os ocupantes de trás, já que sua distância entre os eixos supera em nada menos do que 12 centímetros a do Siena.
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