O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitirá as candidaturas de políticos com “ficha suja”. Com uma votação apertada por 4 a 3, somente serão impugnados os candidatos que já tenham sido condenados, sem mais possibilidade de recorrer. Votaram pela liberação das candidaturas os ministros Ari Pargendler-relator da consulta-, Eros Grau, Caputo Bastos e Marcelo Ribeiro.
O tribunal seguiu a inelegibilidade de políticos à condenação criminal, com sentença transitada em julgado por prática de crime contra economia popular, fé pública, administração pública, patrimônio público, mercado financeiro, pelo tráfico de entorpecentes e por crimes eleitorais, pelo prazo de três anos, após o cumprimento da pena.
Ao final da sessão, o presidente do TSE, ministro do STF Carlos Ayres Britto, lamentou o resultado: “Eu tinha uma expectativa que não se confirmou”. Em seu voto, ele afirmou que a Justiça deve diferenciar os direitos individuais do direito político de representação popular, que é o direito de ser eleito. Votaram contra também os ministros Joaquim Barbosa e Felix Fischer.
A decisão irá beneficiar o pré-candidato Ricardo Barbará (PSDB) que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e a Câmara Municipal manteve o veto.
Prefeitura assume Zona Azul que vai custar R$ 2,00
A Prefeitura vai assumir a operacionalização da Zona Azul em Itapetininga. O executivo publicou um decreto que dispõe sobre os locais, valores, período e isenções a serem aplicados ao estacionamento...