Luis Felipe Figueiredo – Animada com o Azera, que vendeu sozinho no País mais do que todos os sedãs de Audi, Mercedes-Benz e BMW juntos (3.476 unidades acumuladas de janeiro a setembro deste ano, ante cerca de 2.800 alemães), a Hyundai resolveu trazer, a partir de março de 2009, o Genesis. Andamos no sul-coreano e virá com motor V6 3.8 de 290 cv e preço entre R$ 180 mil e R$ 200 mil
Posicionado acima do Azera, oferecido com propulsor V6 de 245 cv a partir de R$ 93.900, a novidade pretende se destacar por ter as mesmas virtudes do “irmão” menor: ampla lista de equipamentos aliada ao preço atraente. Dos rivais, o Audi A6 parte de R$ 273 mil, o BMW 530i de R$ 283 mil e o Mercedes-Benz E 350 de R$ 299 mil.
O Genesis também é mais potente que os alemães. E não faz feio no quesito torque. Seu propulsor é equipado com o sistema CVVT, que varia o tempo de abertura das válvulas, e produz bons 37,2 mkgf a 4.500 rpm. O Hyundai conta ainda com coletor de admissão variável, que dá fôlego em baixa rotação. A partida, por botão no painel, não requer conectar a chave.
O câmbio é automático de seis marchas, mas pode ter acionamento manual seqüencial pela alavanca. Essa caixa tem funcionamento suave, sem trancos nas mudanças de marcha. De acordo com a fabricante, o Genesis acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e sua velocidade máxima é de 210 km/h.
A suspensão pneumática é independente nas quatro rodas e possui opção de regulagem esportiva. Ao acioná-la, o comportamento do carro sai do perfil “barca” e torna-se mais agradável de guiar e capaz de encarar curvas com desenvoltura. Só a direção eletroidráulica, muito leve, carece de precisão.
Além da boa lista de equipamentos, que inclui freios ABS, controle de estabilidade, oito air bags e cortina para o vigia traseiro, o Genesis traz um item inédito: controle de temperatura dos bancos dianteiros que esfria assento e encosto. Ele também conta com câmera para auxílio de estacionamento.
De entretenimento, cujos controles são semelhantes aos de BMW e Audi (por botão próximo à alavanca de marchas), há leitor de DVD no painel. As informações são expostas numa tela acima do console.
Com 2,93 metros de entreeixos, o espaço para passageiros é amplo. Mas faz falta o controle de temperatura do ar-condicionado para o banco de trás.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...