*Laura Oliveira
Prestadores de serviços, restaurantes e comércios em gerais viram sua clientela diminuir desde que a quarentena foi extendida em diversos estados para conter o avanço do coronavírus no Brasil. Estabelecimentos precisaram baixar as portas ou paralisar os atendimentos, ainda que temporariamente. Para driblar a situação, esses lugares continuam atendendo seus clientes, com pedidos onlines e entregas feitas por delivery’s.
O aumento de procura por aplicativos de entrega aumentou. Segundo, Vania Almeida, gerente de um restaurante de pastas localizado no centro da cidade, o aplicativo desenvolvido ainda no começo do ano, tem dado resultados. “A procura aumentou bastante. O aplicativo é útil pois é rápido e prático, não gasta tanto tempo quanto atender um pedido por telefone, por exemplo. Pagamos o desenvolvedor por mês e já estamos tendo um bom retorno.”
Ainda de acordo com Vania, o aplicativo chega até ser mais seguro do que os pedidos feitos por via telefônica. “Já caímos em um golpe, onde um pedido foi feito e nos passaram o endereço do hospital. Era um pedido grande e caro…tivemos um prejuízo. Já no aplicativo, conseguimos ter uma maior segurança, pois acompanhamos e temos todas as informações sobre o cliente.”
Já Francismauro do Nascimento, gerente de um restaurante japonês, também no centro da cidade, disse que o aplicativo, desenvolvido há quase um ano também tem dado grandes resultados. “Nós já tínhamos um bom retorno financeiro graças ao aplicativo, com a chegada da quarentena, tivemos um grande impulsionamento.”
Ambos os aplicativos podem ser encontrados em serviços de distribuição digital em smartphones, ou nos sites localizados nas mídias sociais dos restaurantes.
O Jornal Correio também entrevistou o analista de sistemas Yuri Matelli, um dos desenvolvedores do aplicativo de entregas “Juntos”, que mostra todos os serviços e comércios que estão realizando delivery. O aplicativo foi idealizado e criado, em apenas quatro dias, pelo analista de sistemas para conectar consumidores e pequenos comércios pensando em contribuir para amenizar as consequências econômicas da pandemia do covid-19. O trabalho também conta com os programadores Gabriel Silva e Ricardo Matelli.
“Qualquer pessoa pode utilizar o aplicativo, consumidor ou comerciante. O consumidor pode inclusive indicar estabelecimentos que estejam fazendo entregas e atendam pelo Whatsapp. Já o comerciante pode incluir seu estabelecimento”, disse Yuri.
O aplicativo não precisa ser instalado e pode ser encontrado em https://juntos.wiki.br . É completamente gratuito, tanto para os consumidores quanto comerciantes.
“A internet é fundamental para conectar consumidores e comerciantes nesse momento. É uma ferramenta importante que pode ajudar a garantir a segurança do consumidor e a sustentabilidade econômica dos comércios”, complementou o analista de sistemas.
*Sob supervisão de Carla Monteiro