O trecho mais crítico da Marginal dos Cavalos, próximo à entrada da Vila Mazzei, teve o pavimento asfáltico retirado pela Secretaria de Obras de Itapetininga. A situação da via era tão precária, com imensas crateras e desníveis, que muitos moradores aprovaram a inusitada solução do problema da prefeitura que colocou pedras no local.
“Ficou melhor do que estava, agora pelo menos não tem buraco. Mas temos que lembrar que a solução da pista é arrumar o pavimento e não retirá-lo”, afirma o morador Juraci Nunes. Ele afirma que as condições continuam arriscada no local, principalmente pela pwoeira levantada que atrapalha a visibilidade.
Motoristas que trafegam na via há tempos enfrentam um problema que parece não ter solução. Eles são obrigados a desviar das centenas de obstáculos que se abriram no caminho e não são ao menos tapados. A via está tomada por buracos e ondulações que dificultam o tráfego no local e que podem causar estragos nos veículos e ainda se tornarem causa de acidentes.
No ano passado, a Prefeitura de Itapetininga desistiu do financiamento de R$ 3 milhões do BNDES para recuperar a Marginal dos Cavalos. O crédito havia sido obtido pela gestão anterior em 2012, mas foi rejeitado pela atual administração. As obras, que deveriam ser concluidas, mas agora não tem mais previsão para serem iniciadas. Diante da descontinuidade do projeto, os motoristas irão conviver por mais tempo em trechos repletos de buracos e asfalto em precárias condições numa das principais vias de acesso de Itapetininga.
Outro lado
A Prefeitura, por meio de nota, informou que retirou o pavimento pois o trecho estava totalmente danificado. Sobre as obras de recuperação, informou que aguarda verbase a conclusão do projeto executivo que será entregue na segunda quinzena deste mês. No início do ano será aberta a licitação.”, afirma. O projeto inclui a recuperação da pista e a construção de uma ciclovia.















