Isaías, o Profeta, falou que a Terra é redonda no ano 740 a.C

Robert Lee, no seu livro “A Bíblia em Esboço”, afirma que o livro de Isaías “dá uma nítida visão da Graça de Deus.” É por isso que o livro é chamado “O Evangelho segundo Isaías” e o seu autor, Isaías, o filho de Amós, o quinto evangelista” e “o profeta da Redenção”.

No livro de Isaías há uma profecia que se refere ao nascimento de Jesus e o profeta diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,  Príncipe da Paz…” Cita vários fatos que se deram com Cristo. Isaías falou que a Terra é esférica, quando escreveu: “Ele, “Deus”, é o que está assentado sobre o globo da Terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos …” Isaías 40:22) A descoberta que a Terra é redonda é nova em comparação com a antiguidade do escrito de Isaías.

O profeta viveu na época dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, porém morreu no governo do rei Manassés. Segundo uma tradição, Isaías foi martirizado, sendo serrado ao meio. O autor do livro de Hebreus, no capítulo 11, versículo 37, talvez esteja se referindo a Isaías, quando escreveu: “… foram apedrejados, provados, serrados pelo meio… homens dos quais o mundo não era digno…”

Isaías viveu na época, também do rei Jotão. Quem era Jotão? Ele era filho do rei Uzias com a rainha Jerusa, filha de Zadoque. Foi um rei que fez o que era reto aos olhos do Senhor da Glória, embora o povo vivesse e praticasse o mal.  Como procurou agradar a Deus e viveu com Ele e para Ele, o Onipotente o agraciou com muitas bênçãos.

Jotão teve o privilégio de edificar muitas cidades nas regiões montanhosas e nos bosques. Construiu castelos e torres. Edificou a porta de cima da Casa de Deus, assim como o muro de Ofel.  Por seu amor desmedido, aos olhos humanos, ao Criador dos céus e da Terra, em recompensa, o Eterno deu-lhe a vitória sobre os amonitas. Isaías, o profeta, afirma que Jotão ficou poderoso e rico, porque dirigia os seus caminhos, segundo a vontade de Deus.

Os amonitas foram corrigidos pelo Senhor, por intermédio do rei Jotão, rei de Judá, e durante três anos foram obrigados a pagar tributos para o rei, dando-lhe: cem talentos de prata; dez mil coros de trigo, dez mil de cevada.

Quem vive com Deus e para Deus é abençoado e, muitas vezes, se torna rico. Foi por isso que Davi, o segundo rei de Israel, afirmou, na sua velhice: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. (Salmo 37:25)

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga