Robert Lee, no seu livro “A Bíblia em Esboço”, afirma que o livro de Isaías “dá uma nítida visão da Graça de Deus.” É por isso que o livro é chamado “O Evangelho segundo Isaías” e o seu autor, Isaías, o filho de Amós, o quinto evangelista” e “o profeta da Redenção”.
No livro de Isaías há uma profecia que se refere ao nascimento de Jesus e o profeta diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz…” Cita vários fatos que se deram com Cristo. Isaías falou que a Terra é esférica, quando escreveu: “Ele, “Deus”, é o que está assentado sobre o globo da Terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos …” Isaías 40:22) A descoberta que a Terra é redonda é nova em comparação com a antiguidade do escrito de Isaías.
O profeta viveu na época dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, porém morreu no governo do rei Manassés. Segundo uma tradição, Isaías foi martirizado, sendo serrado ao meio. O autor do livro de Hebreus, no capítulo 11, versículo 37, talvez esteja se referindo a Isaías, quando escreveu: “… foram apedrejados, provados, serrados pelo meio… homens dos quais o mundo não era digno…”
Isaías viveu na época, também do rei Jotão. Quem era Jotão? Ele era filho do rei Uzias com a rainha Jerusa, filha de Zadoque. Foi um rei que fez o que era reto aos olhos do Senhor da Glória, embora o povo vivesse e praticasse o mal. Como procurou agradar a Deus e viveu com Ele e para Ele, o Onipotente o agraciou com muitas bênçãos.Graças aos nossos parceiros, https://www.swisswatch.is/ replica watches você pode encontrar online modelos que atendem a todos os gostos e orçamentos, desde os mais baratos até os mais sofisticados e super estilosos.
Jotão teve o privilégio de edificar muitas cidades nas regiões montanhosas e nos bosques. Construiu castelos e torres. Edificou a porta de cima da Casa de Deus, assim como o muro de Ofel. Por seu amor desmedido, aos olhos humanos, ao Criador dos céus e da Terra, em recompensa, o Eterno deu-lhe a vitória sobre os amonitas. Isaías, o profeta, afirma que Jotão ficou poderoso e rico, porque dirigia os seus caminhos, segundo a vontade de Deus.
Os amonitas foram corrigidos pelo Senhor, por intermédio do rei Jotão, rei de Judá, e durante três anos foram obrigados a pagar tributos para o rei, dando-lhe: cem talentos de prata; dez mil coros de trigo, dez mil de cevada.
Quem vive com Deus e para Deus é abençoado e, muitas vezes, se torna rico. Foi por isso que Davi, o segundo rei de Israel, afirmou, na sua velhice: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. (Salmo 37:25)