Lettering, termo em inglês que significa a arte de desenhar e criar letras. Ele é feito de forma manual. Utilizado para destacar frases em camisetas, canecas, paredes e outros, na pandemia esta atividade que estava adormecida aumentou. Consequentemente, canetas, gizes de cera e aquarelas foram alguns dos itens mais vendidos pelas papelarias.
Por exemplos, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2021 – pelo segundo mês consecutivo – houve um aumento nas vendas das papelarias. Lettering, caligrafia, tipografia são coisas distintas. Em resumo, lettering é a combinação de fontes e desenho, caligrafia é a escrita, tipografia é a fonte.
A gerente de uma papelaria Juliana do Rosário fala que o lettering se tornou febre principalmente entre os jovens. “Com a técnica aliada aos estudos, eles enfeitam os títulos, os cadernos e até mesmo as paredes, com temas que vão desde frases motivacionais, desenhos e temas infantis, as vezes todos juntos”.
Com materiais utilizados desde o mais simples até os mais caros, as empresas do setor estão em desenvolvimento. “Com lápis, canetas, aquarelas, gizes de todas as cores e pontas, as empresas estão se especializando para atender o cliente e também para facilitar ainda mais a forma de fazer arte”, completou Rosário.
Lettering como arte
A artista Luiza Yuri Oi Miura é formada em arquitetura, mas desde o ano passado viu do lettering uma oportunidade de profissão. “Foram surgindo oportunidade de produção de elementos de decoração pequenos como quadros e plaquinhas decorativas, que já me gerava uma renda extra.”.
Ela conta que de desde então continua a aprender e desenvolver cada vez mais para oferecer o melhor resultado e precificá-lo. Ela dá dicas para quem quer começar no lettering. “Apenas comece e mesmo que seu primeiro trabalho não saia bonito, só dando esse primeiro passo você vai evoluir”, aconselha.