]Nos dias 20 e 21 de outubro, às 15h, o Teatro do Sesi Itapetininga apresenta, gratuitamente, o espetáculo A noite dos palhaços mudos, do grupo LaMínima. A montagem é uma das 15 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2011 – 2ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
O enredo conta a história de dois Palhaços Mudos que, em um ousado plano, invadem uma organização secreta de extermínio da classe para recuperar o nariz vermelho seqüestrado. Durante a encenação, perseguições em meio às sombras misturam-se a truques de magia, números musicais e outros absurdos cômicos.
A peça é uma adaptação da história em quadrinhos Palhaços Mudos, do cartunista Laerte, impressos pela primeira vez em 1987, na 4ª edição da Revista Circo. À época, a dupla foi considerada pelo próprio criador como sendo personagens de uma história só depois de uma tiragem não muito boa três números após olançamento.
A direção teatral e preparação mímica do espetáculo são assinadas pelo premiado Álvaro Assad, diretor do grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal. Em seu currículo constam os as peças Fulano&Sicrano (1998), Victor James (2000), O Macaco e a Boneca de Piche (2002) e no Buraco (2004), que renderam-lhe 11 prêmios, dentre as categorias Direção e Pesquisa de Linguagem.
Criada em 1997 pela dupla de palhaços Domingos, Montagner e Fernando Sampaio, o grupo LaMínima inicia suas atividades com a encenação de sua primeira peça: LaMínima Cia de Ballet, espetáculo calçado no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas.
A partir daí, o circo e a arte do palhaço de picadeiro conduziriam o trabalho da dupla. Com suas montagens, estiveram em festivais nacionais e internacionais de circo e teatro, recebendo prêmios e incentivos oficiais, como APCA-SP, Coca Cola de Teatro Jovem, Festival Mundial de Circo de Belo Horizonte, Fomento ao Teatro-SP, Funarte-Myriam Muniz e Funarte-Carequinha.
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...