Festejamos em outubro o Dia Internacional das Pessoas Idosas, criado pela ONU durante uma assembleia mundial sobre envelhecimento, em 1982. O objetivo foi qualificar a vida dos mais velhos, por meio de ações de integração social e saúde.
A população mundial está envelhecendo, inclusive no Brasil. No Censo Demográfico 2010, o IBGE revelou que não para de crescer a participação proporcional de idosos em nossa sociedade. Eles eram 4,8% do total em 1991, passaram para 5,9% no ano 2000, e chegaram a 7,4% dos 190 milhões de habitantes em 2010.
A Medicina tem muito a ver com isso. Contamos com exames cada vez mais detalhados e precisos, capazes de identificar ameaças ao organismo que antes permaneciam ocultas; diagnósticos fundamentados num amplo cruzamento de dados e informações; tratamentos especializados e adequados às necessidades específicas do paciente, de modo a obter os melhores resultados com menos efeitos colaterais.
Todos esses avanços, porém, dependem da participação ativa das pessoas. Isso inclui firme disposição para seguir as regras básicas para a prevenção de doenças (longe do cigarro, perto da comida saudável e dos exercícios), disciplina em frequentar o consultório médico periodicamente para controle e check-up, e esforço consciente em seguir as orientações recebidas, por mais duras que sejam.
Cuidar de quem chega à terceira idade não é tão problemático como pode parecer à primeira vista. A vida ensina muito e a experiência acumulada ajuda os mais velhos a compreender melhor o que acontece com eles. Afinal, foram muitos e muitos anos, trocas sucessivas de informações com parentes e amigos.
Há uma nova geração de idosos, atuantes e participativos. É uma lição que está à vista de todos. Temos muito a aprender com vovô e vovó. Basta deixar os preconceitos de lado, dar um pouco de atenção a eles. Ganharemos todos com essa integração de gerações.
Américo Tângari Junior
Câmara vota aumento de salários de prefeito, vice-prefeito e secretários
A Câmara Municipal de Itapetininga votará, nesta segunda-feira, dia 02, um projeto de lei que trata do reajuste nos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A votação acontece durante...