Sócrates, o filósofo, e Jesus, o Redentor.

Há perguntas e perguntas. Sócrates, o filósofo, gostava de perguntar. “Se os homens se referiam à justiça, ele, calmo, perguntava: “Tó ti?” – Que é isso? Que compreendes por honra, virtude, moralidade, patriotismo? Que compreendeis por vós mesmos?” Perguntando e fazendo perguntas ensinava e os alunos ficavam admirados com as suas respostas. A história afirma que Sócrates, diante de um adversário, multiplicava, habilmente, as perguntas até obrigá-lo a cair em contradição e confessar a sua ignorância. É a ironia socrática. Diante de um discípulo, que estava ali para aprender, conduzia as perguntas de modo a levá-lo ao conhecimento. O segundo caso ele denominava de maiêutica ou parturição das ideias e dava tal nome em homenagem a sua mãe que era parteira.

Quem é Jesus? Há muitos que afirmam que ele foi um grande filósofo. Outros afirmam que ele foi divino. Falam que ele foi divino no sentido de ter sido sublime, cheio de encanto ou no sentido de ter agradado muito.

Quem é Jesus para você que se diz cristão? Jesus para você é homem-deus ou Deus-Homem? Jesus para os reformados é o único Redentor dos escolhidos de Deus que sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre.

Paulo, o apóstolo dos gentios, assim se expressou: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. João, o apóstolo do amor, afirmou que Jesus é “o Verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade.”

Cristo como nosso Redentor exerce as funções de profeta, sacerdote e rei. Jesus é a chave da hermenêutica bíblica. Repare. Moisés, o cronista da criação, afirma que Deus, o Criador de tudo, disse para o Dragão: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.” Qual é a semente da mulher que ferirá a cabeça de Satã, representada pela serpente? A semente da mulher é Jesus. Semente de Maria, a virgem, que foi escolhida por Deus para que o Verbo eterno se encarnasse. Davi, o rei poeta, num salmo messiânico, assim se expressou: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” Quem é esse “meu Senhor” que Davi se refere? Esse “meu Senhor” é Jesus. Pedro, o apóstolo, no dia de Pentecostes, afirmou tal verdade. (Atos 2: 34)
O Espírito Santo inspirou os escritores da Bíblia e eles disseram que Cristo é o Segundo Homem, o Último Adão, o Filho do Homem, o Gerado do Pai, as Primícias dos mortos. Ele é chamado o Rei dos reis, o Capitão da nossa salvação, o Cabeça da Igreja, o Messias de Israel, o Rei dos judeus. O profeta disse que o seu nome seria Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Na Zoologia ele é o Cordeiro de Deus, o Leão da tribo de Judá. Na Arquitetura ele é o tabernáculo não feito por mãos humanas, o mais perfeito tabernáculo. Na Geologia ele é chamado de Pedra de esquina, Pedra fundamental. Na Astronomia ele é o Sol da justiça, a Estrela da manhã, o Princípio da Criação. Na Botânica ele é a Rosa de Sharon, o Lírio dos vales e a Árvore da Vida.

Jesus é o nosso único Redentor e só através dele podemos conversar com Deus. Foi ele quem disse: “E tudo quanto pedirdes ao meu Pai, em meu nome, isso farei.” (João 14)
Jesus nunca escreveu um livro e Sócrates, o filósofo, também, é a única semelhança entre os dois.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.