Sócrates, o filósofo, e Jesus, o Redentor.

Há perguntas e perguntas. Sócrates, o filósofo, gostava de perguntar. “Se os homens se referiam à justiça, ele, calmo, perguntava: “Tó ti?” – Que é isso? Que compreendes por honra, virtude, moralidade, patriotismo? Que compreendeis por vós mesmos?” Perguntando e fazendo perguntas ensinava e os alunos ficavam admirados com as suas respostas. A história afirma que Sócrates, diante de um adversário, multiplicava, habilmente, as perguntas até obrigá-lo a cair em contradição e confessar a sua ignorância. É a ironia socrática. Diante de um discípulo, que estava ali para aprender, conduzia as perguntas de modo a levá-lo ao conhecimento. O segundo caso ele denominava de maiêutica ou parturição das ideias e dava tal nome em homenagem a sua mãe que era parteira.

Quem é Jesus? Há muitos que afirmam que ele foi um grande filósofo. Outros afirmam que ele foi divino. Falam que ele foi divino no sentido de ter sido sublime, cheio de encanto ou no sentido de ter agradado muito.

Quem é Jesus para você que se diz cristão? Jesus para você é homem-deus ou Deus-Homem? Jesus para os reformados é o único Redentor dos escolhidos de Deus que sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre.

Paulo, o apóstolo dos gentios, assim se expressou: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. João, o apóstolo do amor, afirmou que Jesus é “o Verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade.”

Cristo como nosso Redentor exerce as funções de profeta, sacerdote e rei. Jesus é a chave da hermenêutica bíblica. Repare. Moisés, o cronista da criação, afirma que Deus, o Criador de tudo, disse para o Dragão: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.” Qual é a semente da mulher que ferirá a cabeça de Satã, representada pela serpente? A semente da mulher é Jesus. Semente de Maria, a virgem, que foi escolhida por Deus para que o Verbo eterno se encarnasse. Davi, o rei poeta, num salmo messiânico, assim se expressou: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” Quem é esse “meu Senhor” que Davi se refere? Esse “meu Senhor” é Jesus. Pedro, o apóstolo, no dia de Pentecostes, afirmou tal verdade. (Atos 2: 34)
O Espírito Santo inspirou os escritores da Bíblia e eles disseram que Cristo é o Segundo Homem, o Último Adão, o Filho do Homem, o Gerado do Pai, as Primícias dos mortos. Ele é chamado o Rei dos reis, o Capitão da nossa salvação, o Cabeça da Igreja, o Messias de Israel, o Rei dos judeus. O profeta disse que o seu nome seria Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Na Zoologia ele é o Cordeiro de Deus, o Leão da tribo de Judá. Na Arquitetura ele é o tabernáculo não feito por mãos humanas, o mais perfeito tabernáculo. Na Geologia ele é chamado de Pedra de esquina, Pedra fundamental. Na Astronomia ele é o Sol da justiça, a Estrela da manhã, o Princípio da Criação. Na Botânica ele é a Rosa de Sharon, o Lírio dos vales e a Árvore da Vida.

Jesus é o nosso único Redentor e só através dele podemos conversar com Deus. Foi ele quem disse: “E tudo quanto pedirdes ao meu Pai, em meu nome, isso farei.” (João 14)
Jesus nunca escreveu um livro e Sócrates, o filósofo, também, é a única semelhança entre os dois.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga