Ainda paira muita dúvida sobre nós todos como que devemos escrever, mencionar ou dizer quando nos referimos a questão racial. O correto é negro ou preto? Eis a questão!
Para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), negros correspondem ao somatório de pretos e pardos. Nesse caso, pretos são considerados os que possuem a pele mais retinta e os pardos os que possuem a pele menos retinta (ou mais clara) Pensando nesse critério, é importante entendermos a responsabilidade que temos quando nos autodeclaramos. Corremos o risco de gerar números falaciosos sobre a nossa classificação de cor e parecer que estamos evoluindo nos indicadores sociais enquanto não estamos efetivamente.
No último sábado 20/11 foi comemorado o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, (um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista, considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira) sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro e cerca de 1000 cidades em todo o país, através da lei 12.590 que foi decreta em 2011. Cabe ao estado ou município decretar o feriado.
Aqui em Itapetininga o feriado não foi decretado, segundo as autoridades (prefeito, Câmara dos vereadores) da época, devido ao calendário já contar com 3 feriados no mês de novembro (finados, aniversário do município e proclamação da república). Neste ano de 2021 foram realizados pouquíssimos eventos em comemoração a esta data tão importante. Mas destaco uma apresentação que tive o prazer de assistir in loco no dia 14/11 que foi o espetáculo “Caminho das Tranças” realizado no excelente Auditório da Prefeitura de Itapetininga (muito aconchegante, moderno e com ótimas instalações) pelos brilhantes grupos “Identidade Cia de Dança” e “Corpos Brincantes”, ambas aqui de Itapê e que fizeram uma bela apresentação com teatro lotado.
Infelizmente o preconceito e racismo ainda estão enraizados, entranhados em milhares e milhares de Brasileiros, com discursos idiotizados como: “Para que Dia da Consciência Negra, se não tem Dia Da Consciência Branca” (Racismo total!! Estes dizeres). Me desculpem caros leitores, para estas pessoas só existem 2 palavras, idiotas e racistas…
Leia completo: correiodeitapetininga.com.br
Falecidos da Semana
21 DE NOVEMBRO DE 2024 ROQUE DO ESPIRITO SANTO DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 21/11/2024 ÀS 17:24HS EM SOROCABA IDADE: 54 ANOS PROFISSÃO: AUTONOMO ESTADO CIVIL: CASADO COM A SRª CLAUDIA APARECIDA...