Agenda – 512

Douce France
No último outubro em pleno outono, a pintora itapetiningana Angela Oliveira, em Paris, onde expos suas telas na Arte Fair Shopping, na rua Rivoli.

 

Mérito
Nos últimos vinte a vinte e dois de novembro, no Hotel Sheraton em São Paulo, realizou-se o Quarto Congresso Internacional de Endodontia, com mil e trezentos participantes, sendo duzentos e quarenta estrangeiros. Na ocasião foi lançado o livro “Endodontia Passo a Passo: Evidências Clínicas” do saudoso itapetiningano (e são miguelense!) Francisco Souza Filho, o “Chico”, centro de inúmeras homenagens (in memorian) que aconteceram desde o momento da abertura do Congresso até seu encerramento. Na ocasião, muitos professores da Unicamp e Usp (Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo) usaram da palavra para enaltecer a figura de “Chico”, como extraordinário ser humano, além de professor e pesquisador dentro de sua especialidade, a Endodontia. Entre os presentes de Itapetininga no Congresso, a esposa de Francisco Souza Filho, a também dentista e pesquisadora Marcelle Louise Sposito Bourreau e Roberto Soares Hungria, amigo do homenageado. Segundo Marcelle Louise: -“Um trabalho lindo do “Chico” que surgiu de um sonho, muita dedicação, muito estudo e muito amor! Tive o privilégio de acompanhar cada passo, cada foto, cada nova informação… rimos, discutimos, curtimos! Considero esse livro um pouco meu… Estou feliz”. A editora de “Endodontia Passo a Passo: Evidências Clínicas” é “Artes Médicas” do grupo a – Educação”.

Presenças
Entre os convidados especiais que participaram da solenidade de formatura dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Matemática e Pedagogia, da A.E.I. – Organização Superior de Ensino, realizada na penúltima terça-feira, dezesseis, no Clube Venâncio Ayres estavam o vereador Fuad Abrão Isaac (Partido dos Trabalhadores) e Amauri Elias Xavier, presidente do Sindicato Rural daqui. Na solenidade, discursos enalteceram os cursos presenciais da Associação, ou seja, aqueles em que os estudantes vão para as faculdades, todas as noites, de segunda às sextas-feiras e convivem com seus professores e colegas, participando “ao vivo” das aulas.

Latina
O casal Erzi (Paes Barsanti) – Alfredo Pinto de Paula Neto, ela professora, ele, do Banco do Brasil, local, ambos aposentados, estiveram na primeira quinzena deste dezembro, em Montevideo, Uruguai, cidade e país que voltaram a ficar na moda, principalmente em termos de turismo. Também pela sua segurança, culinária e cordialidade do povo. E sempre lembrando que o Uruguai é hoje um dos principais países das Américas em relação ao respeito aos direitos humanos.

É pra lá que vou
O advogado Tales Macia Faria, neste início de Verão, já está pensando seriamente em esticar com a família para Peruíbe, litoral sul paulista, cujas praias são, para Tales, totalmente relaxantes e paradisíacas.

“Homem show”
Cronista deste “Correio” Alberto Isaac quer porque quer assistir o musical “Chacrinha, o espetáculo”, sucesso atualmente no Rio de Janeiro e que deverá estrear em São Paulo no próximo março (ou abril!). Como vocês sabem o animador de rádio e televisão nos anos sessenta, setenta e oitenta Abelardo “Chacrinha” Barbosa, cujos programas “A Buzina do Chacrinha” para calouros que tentavam tornarem-se cantoras e cantores e “Hora do Chacrinha” com artistas já consagrados, ambos televisivos e eram campeões de audiência. Numa época em que a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) ordenava austeridade e bons costumes, Chacrinha, de certa forma enfrentava os presidentes ditadores da época com seus programas criativos, fora da ordem estabelecida pelas então autoridades, apresentando músicas de cunho político oposicionistas e de duplo sentido (inclusive sexual). Ele foi o autor da famosa frase “Na televisão nada se cria, tudo se copia”. O ator Stephan Narcisian está perfeito no papel do “show-man” televisivo. As operadoras que levam itapetininganos para assistirem peças teatrais em São Paulo já estão “de olho” no espetáculo e Alberto Isaac irá junto, com certeza.

A grande noite
Embora mudasse sua idade na véspera de Natal, vinte e quatro, Maria Nazareth Rosa Rezende comemorou o seu natalício na penúltima quinta-feira, dezoito, em reunião com parentes e amigos na residência da filha, a nutricionista Luciana, na região do Clube dos Bancários. Maria Nazareth, quatro filhos (Luciana, Angela, Odilon e o médico ortopedista Marcelo, que reside em São Paulo e não pode vir), nove netos, três bisnetos, acolheu dezenas de amigas, ao som do excelente trio musical composto por João Alcindo (voz), Toninho (violão) e Gil (bateria) que interpretaram alguns clássicos da música popular brasileira. Num clima agradável, muita e muita animação e além da simpatia da aniversariante Nazareth, as presenças, entre outras, de: Angelina Pereira Cardoso Hungria, Cláudia Fernandes Dandreta, Leda Pineroli Almada, Telma Almada Lobo, Rosemary Bárbara de Castro Lyrio Duarte, Therezinha de Jesus Gavião Carvalho, Maria Amália Basile Martins, Olga Maria Camargo Pellegrini, Maria Helena Marino, Vera Lúcia Abdala, Marta Cecília Cunha da Silva, Cláudia Tardelli Moraes, Rita Aguiar de Campos, Eliana Monteiro Moraes, Rosana Célia Cheque, Maria Dulce Garcia Maurício, Maria de Lourdes Rosa, Eunice Ferreira Rodrigues Granato, Luciana Paula Lyrio Duarte, Maria Antonieta (Nêta) Bueno Vieira de Camargo, Maria Aparecida Bueno, Adelaide Rosa, Cláudia Gavião Carvalho, Ana Maria Basile Martins, Cândida Plens, Marina Tambelli, Maria Aparecida Rosa Morenghi.

C.P.P.
Dalva das Graças Mendes diretora regional do Centro do Professorado Paulista daqui comunicando que as bastantes procuradas excursões da entidade local para o primeiro semestre de 2015 são: Ubatuba (litoral norte paulista) – de vinte e um a vinte e três de fevereiro; Itanhaém (litoral sul paulista) – de treze a quinze de março e em junho, na estação climática Águas de Lindoya, próxima a Serra Negra. Todas imperdíveis.

Últimas

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Prefeitura abre Refis 2021 para os contribuintes

Começou nesta quarta-feira, dia 22, o Programa de Recuperação Fiscal de Itapetininga (Refis) 2021 de Itapetininga. O contribuinte pode parcelar suas dívidas municipais, como ISSQN, IPTU, ITBI e outros impostos...

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Casos de furto aumentam 17% em Itapetininga

Nesta semana as cenas de violência contra um idoso durante um assalto no Centro de Itapetininga chamaram atenção para o assunto de segurança no município. Dados da Secretaria de Segurança...

Cidade não tem plano municipal de arborização

Cidade não tem plano municipal de arborização

A prefeitura de Itapetininga informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente que o plano está sendo elaborado. Segundo o executivo, em 2021 foram realizados até o momento 125 corte...

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores se preparam para o plantio da soja

Produtores de soja se preparam para o inicio do plantio da soja que começou em 16 de setembro. O calendário de semeadura estabelecido para o plantio da soja vai até...

Semeando Talentos está em busca de jovens profissionais

Duratex oferece curso profissionalizante

A Dexco, detentora das marcas Duratex e Durafloor, alinhada à sua estratégia de ESG (sigla em inglês para ações ambientais, sociais e de governança), mantém o compromisso de fomentar ações...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga