ARTIGO SEM ASSUNTO

Mais uma vez, premidos pelo tempo, tentamos dedilhar um artigo.

         A escolha do tema é um tormento semanal, e a preocupação maior é não enveredarmos por temas específicos, capazes de revelar nossa ignorância nas artes, literatura, economia e tudo o que fuja de nossa formação genérica, pequenas constatações que acumulamos ao longo da vida.

         O conservadorismo, característica atribuida, pejorativamente, aos que afirmam valores e ousam dissentir de modismos de opinião, deve ser assumido por inteiro, fugindo à bestialidade do politicamente correto, que carcome célebros e massifica procedimentos.

         Escritos amadores não concorrem a pódios de aprovação popular, nem são planfetos buscando celebrizar autores. São meros depoimentos que visam manter exercitados os neurônios, bradar convencimentos próprios e contribuir, um pouco, para a diversidade de opinião.

         Escrever é inscrever-se, como réu, em foro alheio. É submeter-se a ser tido como roto, pelo esfarrapado, mas é também, e sobretudo, alistar-se no rol dos libertados.

         As manchetes da época são convidativas, mas não devem pautar artigos de opinião, que acabam descartados, como conteúdos de ocasião, aproveitadores da comoção ou euforia geral.  Podem, no máximo, ensejar a argumentação de temas quase permanentes.

         A limitação, verdadeira auto-censura, conduz os artigos à impessoalidade, evitando imputações e criminalizações pessoais. Por outro lado, censura ou glorifica ações grupais ou partidárias.

         Temas que integram o cotidiano, como cotas racistas, indigenismo atávico e irreal, corrupção, movimentos classistas em busca de favores e cartórios, injustiças e deficiências sociais, animam e instruem artigos, simplificados pela argumentação surgida da indignação pessoal.

         Devemos confessar cacoetes que acabam por frequentar os artigos, como a afronta aos que, ungidos pelo voto, atuam como se dirigissem impérios insondáveis. Confundem mandatos com reinados.

         Artigos amadores são manifestações pessoais, que, somados aos milhares que circulam diariamente, demonstram que ainda não somos um batalhão de concordes e que a sociedade segue viva, alheia aos esforços dos que, por conveniência de poder, tentam transformá-la em clone.

         Artigos amadores são conversas com amigos, impossíveis pelos botecos que não frequentamos e pelos eventos sociais que evitamos. São interações sociais, verdadeiras convivências, permitidas pela condição de eremitas solitários, a que rumamos.

         Mais uma vez, tardou a descoberta do tema da semana, e finalizamos o artigo, sem um assunto que o norteie. Esperam-nos, lá fora, cães e plantas, e o entregador acaba de trazer as rotineiras manchetes da desventura humana.

         E assim segue a vida, e assim são firmados os artigos.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.