No dicionário “básico” significa: Que serve de base, fundamental, essencial. Simples, sem sofisticação.
Tendo isso em vista, vamos conversar um pouco sobre peças básicas, peças que são atemporais e quase sempre encontram um lugarzinho no nosso armário ou na produção.
Essas roupas recebem um carinho um pouco maior das pessoas, pois mesmo aquelas que não gostam do básico ou preferem um guarda-roupa mais elaborado, encontrará, vez ou outra, uma camisa branca, uma calça jeans e um sapato preto “perdido” no meio de tanto glamour.
As peças essenciais recebem essa atenção por se manterem vivas em todas as coleções. Elas não somem ao passar das tendências, pelo contrário, vamos sempre encontrar nas prateleiras das lojas em que frequentamos, seja com uma nova lavagem, uma modelagem diferente, enfim, com uma cara nova ou mais tradicional.
Uma expressão que, para falar a verdade, acredito que poucas pessoas passarão por essa Terra sem usá-la é “pretinho básico”. Ela é famosa e define bem o que estamos conversando, pois se trata de uma cor que cabe em quase, eu disse quase, todas as ocasiões. Assim são as peças imunes a tendências, quase todo mundo tem e muitas vezes são peças-chave para a produção do dia, seja por conta do conforto, da elegância ou da imagem que você pretende passar.
Existe um livro chamado “O pretinho básico: A verdadeira história dos 10 favoritos da moda”, que retrata bem o que quero dizer. Nele estão listadas algumas roupas que são bases, tem venda o ano todo, sempre vamos usar e que não sofrem ameaça de morte e nem de ficarem encostadas por muito tempo. São elas:
O vestido preto – Alguma surpresa por aqui? Acredito que não. O vestido preto ficou famoso no filme “Bonequinha de Luxo”, quando foi usado por Audrey Hepburn. Ele pode visitar vários lugares e ocasiões, desde que tenha o modelo apropriado para elas.
A camisa branca – Seja para trabalhar ou passear, ela costuma ser uma peça coringa. É só adequar ao seu estilo.
A calça jeans – Ah, agora sim. Todos nós usamos jeans! Ela dispensa comentários, por ter conquistado o mundo inteiro. Não conheço uma pessoa sequer que não tenha um jeans desses mais comuns que chamamos de calça reta, ela tem a barra nem tão justa e nem tão larga, como também nunca vi uma loja desse artigo não ter esse modelo à venda. Certamente a frase “Não se usa mais, está fora de moda” não se aplicará a esse modelo tão cedo.
O blazer – Ele tem a capacidade de assumir o nosso estilo, tem aceitação de grande parte das pessoas e é lindo. Normalmente dá um toque a mais na produção e com uma utilidade pra lá de importante: pode nos proteger do frio.
Essas são peças básicas, imune a tendências e atemporais. Tenho certeza que você tem uma, ou todas, no seu armário. Para dar um toque, recorra aos acessórios, a peças complementares que tenham a sua cara. O fato é que elas aceitam muito bem a todos os estilos, vai depender só de você adequá-las ao seu.