Linguagem Fenomenológica

Alguém já afirmou e é verdade que a Bíblia usa uma linguagem fenomenológica, isto é, do ponto de vista da nossa percepção, como fazemos no dia a dia.
Vou ilustrar, usando um caso verídico: Meu avô, Theodomiro Moreira Lopes nasceu em Correntina, cidade Oeste da Bahia, no início do século XIX. Até hoje não sei como os antepassados do meu pai foram parar lá, quase na divisa com Goiás. Creio, aliás é uma suposição, que os seus antepassados fizeram parte de alguma Bandeira, portanto eram bandeirantes, pois ele falava muito em diamante e ouro. Ele tinha fazenda naquela região. Era homem de tez branca, alto e magro. São algumas lembranças e poucas que tenho do meu avô. Meu pai foi para São Paulo nos meados do século XX, em seguida ele, meu avô, foi também, deixando as terras para os meus tios. Nunca mais ele voltou. Quando me aposentei, fui conhecer a região, que é linda, e com muitos rios. Um dia, eu estava sentado ao lado do meu avô, no jardim fronteiriço da minha casa, quando passou o Sr. Joaquim e puxando conversa, perguntou para o meu avô: “Esquentando o Sol, Sr. Miro?” Meu avô, sem perder a estribeira e bem-humorado, respondeu: “É, o Sol está muito frio. ” Creio que o Sr. Joaquim, por causa da idade, não tenha ouvido direito, mas rindo, jogando o braço direito para trás, como querendo dizer: deixa para lá. O Sr. Joaquim foi embora.
Depois que ele dobrou a esquina, meu avô me disse: “O Sr. Joaquim é muito burro, onde se viu eu estar esquentando o Sol.” Eu ri, pois tinha três anos, mas não entendi muito o porquê da observação do meu avô. Ri por causa da palavra burro.
Geralmente usamos uma linguagem de acordo com a nossa percepção. O escritor do livro de Josué não errou, quando afirmou que o sucessor de Moisés falou ao Senhor e disse na presença dos israelitas: -“Sol, detém-te em Gibeom, e tu, Lua, no vale de Aijalom. ” A chave da boa interpretação está na expressão “na presença dos israelitas.” Na perspectiva do povo, o Sol caminhava, assim como a Lua no espaço sideral. Para o povo não é a Terra, como planeta, que gira em torno do Sol, portanto Josué usou uma linguagem fenomenológica, isto é, do ponto de vista da percepção humana, sem os conhecimentos científicos.
Josué, o sucessor de Moisés, usou simplesmente a linguagem da aparência, como fazemos até hoje, quando dizemos que o Sol está se pondo ou como é bonito o pôr do Sol.

Últimas

Casos de Dengue superam todo o ano de 2023

Casos de Dengue superam todo o ano de 2023

Itapetininga registrou 620 casos de dengue nos primeiros dias de 2024, nos primeiros dois meses de 2024. Em todo o ano de 2023 foram registrados no município 574 casos de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.