Negritude

Ainda paira muita dúvida sobre nós todos como que devemos escrever, mencionar ou dizer quando nos referimos a questão racial. O correto é negro ou preto? Eis a questão!
Para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), negros correspondem ao somatório de pretos e pardos. Nesse caso, pretos são considerados os que possuem a pele mais retinta e os pardos os que possuem a pele menos retinta (ou mais clara) Pensando nesse critério, é importante entendermos a responsabilidade que temos quando nos autodeclaramos. Corremos o risco de gerar números falaciosos sobre a nossa classificação de cor e parecer que estamos evoluindo nos indicadores sociais enquanto não estamos efetivamente.
No último sábado 20/11 foi comemorado o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, (um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista, considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira) sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro e cerca de 1000 cidades em todo o país, através da lei 12.590 que foi decreta em 2011. Cabe ao estado ou município decretar o feriado.
Aqui em Itapetininga o feriado não foi decretado, segundo as autoridades (prefeito, Câmara dos vereadores) da época, devido ao calendário já contar com 3 feriados no mês de novembro (finados, aniversário do município e proclamação da república). Neste ano de 2021 foram realizados pouquíssimos eventos em comemoração a esta data tão importante. Mas destaco uma apresentação que tive o prazer de assistir in loco no dia 14/11 que foi o espetáculo “Caminho das Tranças” realizado no excelente Auditório da Prefeitura de Itapetininga (muito aconchegante, moderno e com ótimas instalações) pelos brilhantes grupos “Identidade Cia de Dança” e “Corpos Brincantes”, ambas aqui de Itapê e que fizeram uma bela apresentação com teatro lotado.
Infelizmente o preconceito e racismo ainda estão enraizados, entranhados em milhares e milhares de Brasileiros, com discursos idiotizados como: “Para que Dia da Consciência Negra, se não tem Dia Da Consciência Branca” (Racismo total!! Estes dizeres). Me desculpem caros leitores, para estas pessoas só existem 2 palavras, idiotas e racistas…
Leia completo: correiodeitapetininga.com.br

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.