O futuro do nosso ontem

Viajar no tempo. Fazemos isso constantemente sem ao menos nos darmos conta deste.
Caravanas partem de nossa cidade todas as semanas. Muitos buscam a paz. Outros a fé.
Há lugares de curas através de águas termais. Aventura ou a simples lazer…viajamos.
Enquanto uns buscam o passado, outros vão em busca do amanhã. Para o Egito é como regressarmos 5 mil anos, enquanto que Tóquio nos oferece, pelo menos 200 anos à frente.

Não do Brasil, estou partindo de Itapetininga. Tal qual quando vamos à Guareí , Angatuba, Sarapui… 100 anos atrás, nossa cidade era do tamanho destas. Ainda em desenvolvimento. Mas, se quisermos “ver” Itapetininga no futuro, basta ir a Sorocaba, Jundiaí e tantas outras, com muitas indústrias, escolas, hospitais, shopping e parques. Todavia, vimos que os problemas também aumentam nas mesmas proporções. Mas, soluções são criadas…

Hoje, queiram ou não, Sorocaba detém o título de “Capital Regional”. São 27 cidades que estão sob sua “tutela” administrativa. Itapetininga foi a última que aderiu a esta união. Relutou, mas acabou cedendo. Já que nossos sonhos passados, eram bem diferentes. Mas, o tempo mostrou o quão enfraquecido nos tornamos, diante de outras cidades, neste entorno.

Nesta quarta-feira, Sorocaba promoveu o 3º Fórum de Desenvolvimento do Turismo na região metropolitana. Representantes do Ministério do Turismo e Secretaria Estadual mandaram seus representantes para comunicar este novo fomento que será aplicado em nossa região metropolitana.

Com a palavra a Sra. Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo. Promovido pela Divisão de Fomento ao Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), o evento contou com a participação de representantes dos conselhos municipais de Turismo, empreendedores do setor e agentes que movimentam a economia ligada ao turismo da região, como comerciantes, hoteleiros, prestadores de serviços, além de entidades como Senac-SP e curso de turismo da UFSCar. O objetivo do fórum foi discutir a “Regionalização e seus avanços” e o rumo do turismo conciliado com o desenvolvimento de outros setores.

Participar deste momento é como ver e sentir os ventos chegando… o Turismo irá vingar.
A indústria que mais gera emprego no planeta. Atrai investimentos maciços em seu território. Sua publicidade atrai ainda mais dividendos à sua população. Eleva a auto estima de seu povo. Valorizam as propriedades. Além de criar áreas mais bem conservadas e vigiadas. Porém, já existem, em algumas cidades da Espanha e até Portugal, que se sentem sufocadas por elevados fluxos de turistas. Isso mesmo. Tem até os que já superaram as suas metas. Agora, preferem o sossego. Xé, que conseguem. Algumas reconhecidas como patrimônio da humanidade. É gente de todo planeta mesmo. E, não adianta elevar os preços nas nuvens, pois sempre terá clientes. Vejam Dubai. Nem me atrevo a contar quanto custa uma só noite num hotel de luxo. Turismo tem para todos os bolsos. O ser humano adora conhecer novos lugares.

Falando, digo, escrevendo sobre lugares… Itapetininga tem um patrimônio histórico e cultural reconhecido no âmbito nacional. Nossa arquitetura e todo patrimônio imaterial somam fantásticas oportunidades a toda cidade. Que hoje, perece tanto de empregos aos nossos jovens e a muitos pais que perderam os seus.

Vejo nosso Secretário do Turismo entre o público presente. Noto que ele está de cabeça baixa, quieto… pensando. Sabemos que nestes três anos pouco fez pelo turismo em nossa cidade. Amigo, que sempre lhe cutuquei para investir mais seu tempo nesta área tão promissora. Todo conhecimento dei e dou para minha cidade. Nestes 14 anos de IHGGI, jamais me importei com qual secretário falava, muito menos qual o prefeito. Itapetininga não parou, ela cresceu. Seu povo acreditou que viriam mais indústrias e empregos. Mas, o Brasil todo se atrapalhou e deu no que deu. Estamos a superar. Mas, não só com fé. Trabalho inteligente.

Nossa cidade já mostrou seu interesse em participar como Cidade turística. Já está contida na região metropolitana. Agora, é tentar tirar o atraso e trabalhar muito.
Temos que promover o nosso I Fórum de desenvolvimento do turismo de Itapetininga.
Conhecer e mapear os pontos de relevância e suas necessidades de adaptação, de acessibilidade e segurança. Sem conhecer, como poderemos oferecer?
Nosso pessoal que integram a Secretaria do Turismo é em número bem reduzido. Pouco podemos exigir. Semana passada tivemos a visita do CONDEPHAAT. Chegou a proferir uma oficina, nos ensinando como podemos nos servir deste órgão tão importante a preservação.

Haviam cinco participantes, incluindo a mim. Triste ver isso.
Graças a cutucar tanto, através deste jornal… logo teremos o Portal da Cidade. Levantamentos e mapeamento estão sendo executados. Já estão participando de encontros regionais. Aprendendo com outras cidades o que já fizeram e o que está sendo compartilhado com a nossa cidade. Vejam o caso da Feira da Lua, implantada nesta administração, importada de Campina e Angatuba. Aqui, ainda não decolou, porquê ainda visa os nossos moradores, não está atraindo, por hora os verdadeiros turistas da região. Só a publicidade e o tempo dirão.

Fiquei surpreso ao ver nossa Prefeita Simone usando uma camiseta criada por mim. “I love Itapê”. Criei-a pensando em elevar a autoestima de nossos cidadãos. Pois, quem ama protege. Cuida, zela e preserva. Só quem ama é solidário. Não se trata de partido político. Trata-se, na verdade de POLÍTICOS UNIDOS. Unidos por uma causa maior: A nossa cidade. Agradeço pela força. Sra. Simone é reconhecida publicitária de primeira grandeza. Se ela acreditar que o turismo será a melhor saída ao desemprego … todos iremos ganhar. Pena, que perdemos tanto tempo… implorando por uma audiência. ( 18 meses tentando ).

Nosso passado será o nosso futuro. Só não sei quando. E, qual será o prefeito visionário que colocará em prática o que o mundo todo já sabe: Turismo atrai emprego e gera renda.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga