Piscina ou Aquário

Michele é universitária. Está fazendo o seu último ano de Letras. Gosta de pesquisar e trabalhar com as palavras. Outro dia ela notou que usamos piscina no lugar de aquário e aquário no lugar de piscina. A palavra piscina, explicando, vem do vocábulo latino “pisces” que deu origem a palavra peixe. Aquário vem da palavra latina “aqua”, água, portanto o que chamamos de piscina deveria se chamar aquário.
Ela esteve na igreja e o pregador disse, numa eloquência invejável: – Irmãos, sejamos caridosos, pois o apóstolo Paulo afirmou que a caridade é eterna. ( I Cor. 13:8)
Ela agiu, como os bereianos, e foi examinar o texto citado e leu: “O amor jamais acaba.” Ficou mais confusa ainda. Foi procurar o Rev. Moacir Lobato e ele, com a experiência que tem, disse: Por influência da Vulgata Latina as traduções mais antigas verteram a palavra “ágape” (amor) por caridade. Hoje, como o termo caridade tem o sentido de doações de esmolas, cuidado pelos pobres, enfermos e órfãos, a preferência é para o termo “amor” como tradução do termo grego “ágape”.
O amor é eterno, porque Deus é eterno. O apóstolo João, que é conhecido como a águia do entendimento e a fênix do amor, disse: “Deus é amor”. Deus é eterno, portanto o amor também é eterno. O amor é a essência divina. O apóstolo ainda afirma que “aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
O catecismo de Westminster assevera que “Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Se Deus é eterno e o amor faz parte de sua essência, logo o amor é eterno.
O amor é uma virtude divina e se temos Deus no coração, devemos amar, fazendo caridade, que é seu fruto. A caridade, no sentido mais restrito da palavra, tem uma nobre história no judaísmo e no cristianismo. No judaísmo os pobres, órfãos e estrangeiros tinham o direito de respigar o cereal, a uva e a azeitona.(Le. 19:9,12; 23:22; Deut. 24:19
A função de diácono surgiu para fazer caridade. As igrejas gentílicas doaram uma oferta substancial para ajudar os cristãos de Jerusalém. (I Cor. 16:1 a 3)
O apóstolo Paulo, discorrendo sobre a excelência do amor, concluindo disse: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior de todos é o amor.” (I Cor. 12:31). Deus é amor e foi pelo amor que ele nos salvou da perdição eterna. O amor faz parte da essência divina, portanto que ama é de Deus.
A caridade, no sentido moderno e restrito da lei geral do amor, é uma prova da regeneração e da espiritualidade, porém só a graça divina pode nos salvar.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.