Teologia Reformada

A alma é um sopro que não se desfaz, pois vem do Eterno e para o Eterno voltará. Afirma Moisés, o cronista da criação, que Deus, o Eterno e Criador de tudo, fez o homem do pó da Terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida. O homem é matéria e espírito.  A matéria é o corpo e o espírito é o fôlego divino. Assegura Moisés que Deus, no sexto dia, disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre todos os seres”. O homem foi feito. Façamos, disse Deus. O verbo fazer está no plural e alguns afirmam que a forma é majestática, porém não se pode negar que Deus é um só, mas se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é espírito e como todos os teólogos creem, é infinito, eterno, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Só há um Deus, todavia, há três pessoas na Divindade e estas três, como já foi dito, são um só Deus da mesma substância, iguais em poder e glória. É um mistério.

O homem foi criado por Deus macho e fêmea, conforme a sua própria imagem em conhecimento, retidão e santidade, com domínio sobre as criaturas. Os nossos primeiros pais, no entanto, como foram deixados à liberdade da sua própria vontade, caíram do estado em que foram criados, pecando contra Deus. Eles tinham o livre arbítrio e não eram escravos do pecado, pois este ainda não existia. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei divina, ou, como afirma o Catecismo de Westminster, qualquer transgressão dessa lei. Alguém, no entanto, poderia perguntar: Qual foi o pecado pelo qual nossos primeiros pais caíram do estado em que foram criados? A resposta completa e teológica é esta: Foi o comerem do fruto proibido, como narra Moisés, no livro de Gênesis. Surge outra questão: Caiu todo o gênero humano?  Sim, visto que o pacto foi feito com o primeiro homem, todavia não só para ele, mas também para a sua posteridade. Todos nascem em pecado e por causa disso essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. Todo gênero humano perdeu a comunhão com Deus e ficaram todos os seres humanos debaixo da ira e maldição, sujeitos a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre.

Deus, no entanto, que é Amor, unicamente pela sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolheu alguns para a vida eterna e entrou com eles em um pacto de graça para os livrar do estado de pecado e miséria e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor, que é Cristo Jesus. Cristo é o Eterno Filho de Deus que se fez homem e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa para sempre.

Quem tem fé em Jesus Cristo, tem a salvação. Paulo, o apóstolo, disse de um modo imperativo: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa”.

(Estudo baseado na Bíblia e no Catecismo de Westminster)

 

 

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.